bmd usrsa cine 12k

História da Tecnologia Cinematográfica parte 7

As mais modernas câmeras digitais

A Cinematografia passando por toda essa história, creio que, a nós Diretores de Fotografia, nos pede definição e reflexão sobre nosso presente e futuro, artístico e profissional, onde os parâmetros técnicos pedem câmeras com maior resolução, hoje atingindo 12K, maior dynamic range hoje atingindo 17 stops e maior profundidade de cor, hoje atingindo 16bits. Todos esses fatores vem sendo pesquisados, desenvolvidos e entregues comercialmente a cada ano, tornando as imagens digitais cada vez mais críveis.

Em 2014, a empresa australiana BlackMagic Design, lançou a Ursa Mini 4.6K, usando um sensor fabricado pela empresa Fairchild, com uma qualidade que a torna a câmera digital com a melhor relação custo-benefício.

BMG Ursa mini pro 4.6K

Em 2016, a Panavision, associando-se com a RED, criou a Millenium DXL 8K Digital, usando a plataforma da RED Weapon.

Panavision DXL 8K

Em 2022, a Arri lança a Alexa 35 com uma dynamic range de 17 stops, aumentando por um stop, depois de 22 anos, o que o negativo Kodak Vision 3 fotoquímico havia parado nos 16 stops, tornando-a a câmera mais completa.

Arri Alexa 35

Agora em 2024, a BlackMagic Design está lançando 3 câmeras: a Ursa Cine 12K, a Ursa Cine 17K e a Pyxis 6K.

bmd usrsa cine 12k
BMD pyxis 6K

Hoje, a tecnologia cinematográfica digital se alastra desde telescópios e sondas espaciais às câmeras baratas e portáteis dos sistemas de vigilância e de nossos telefones celulares, cobrindo visualmente boa parte de nossas atividades cotidianas.

Este post é parte de uma série que abrangeu semanalmente da Câmara Obscura até os mais avançados equipamentos digitais atuais.

Masterclass

Cursos relacionados

Posts relacionados