Monitorando a Imagem no Set de Filmagem

A evolução da tecnologia de monitoramento de imagem tem sido fundamental, estabelecendo-se como um crucial mecanismo de controle de qualidade para diretores de fotografia. Frequentemente, esses profissionais não estão presentes nas sessões finais de correção de cor, tornando essa tecnologia ainda mais vital. 

Historicamente, a substituição da tecnologia analógica por digital se deve não apenas à lentidão dos fabricantes tradicionais em adaptar seus sistemas ao vídeo-assiste em alta definição (HD 1920×1080), mas também à necessidade dos produtores e diretores de visualizar instantaneamente detalhes como foco e outros aspectos cruciais da imagem. 

Embora a qualidade intrínseca do negativo fosse superior, a decisão favorável à digitalização se baseou na vantagem imediata da visualização e manipulação digitais. Desde o surgimento das primeiras câmeras digitais profissionais em 2000, monitores originários do setor de transmissão, embora ainda volumosos e caros à época, marcaram o início dessa transição. 

Atualmente, a monitoração evoluiu para formatos extremamente portáteis e eficientes. Dispositivos capazes de transmitir imagens em 4K diretamente para dispositivos móveis dos membros da equipe são comuns. Para diretores de fotografia e especialistas em tecnologia da imagem (DITs), a inclusão do waveform monitor nas telas é decisiva. Este equipamento atua como um fotômetro nos sets digitais, permitindo controlar a exposição das cenas captadas sem interferir no fluxo de trabalho do diretor com os atores ou durante as filmagens. 

MasterClass

Cursos relacionados

Posts relacionados