Fotografando o Filme Documentário
por Guy Gonçalves, ABC
Se você está embarcando na jornada de desenvolver um projeto documental como diretor(a) e/ou produtor(a), é hora de dar vida a sua visão, explorando as nuances da Direção de Fotografia e entendendo as particularidades que diferenciam um projeto documental de um filme de ficção.
Durante o curso, serão realizados diversos exercícios práticos para aprimorar suas habilidades, desde a interpretação de roteiros até o planejamento do equipamento ideal para a captura da imagem e o design da fotografia para alcançar o visual desejado. Aprofundar-se nesses aspectos fundamentais é essencial para garantir que a narrativa visual do seu documentário seja coesa, envolvente e impactante. Prepare-se para mergulhar em um universo criativo, estimulante e desafiador.
Conteúdo do Curso | h | ||
1 | Definição e função narrativa da cinematografia em documentários. | 2 | |
A Arte da Fotografia na narrativa visual. Imersão no tema, personagens, locações. | |||
2 | Enquadramento e Formatos – Equipamentos de câmera, luz e maquinária, movimentos de câmera. | 2 | |
Linguagem Visual | |||
3 | Preparação para a filmagem, equipamentos e equipe. | 2 | |
Aplicativos úteis e como utilizá-los. | |||
4 | Conceitos de iluminação – aditiva e subtrativa. | 2 | |
Adequação às locações e exemplos. | |||
A importância das decisões na pré-produção e no ato da filmagem. | |||
5 | Iluminação de Entrevistas ou depoimentos e distintas formas de abordagem. | 2 | |
Luz & enquadramento. Teoria e prática. Exemplos. | |||
6 | Tipos de documentários e Pós Produção | ||
Finalização da imagem e recursos na pós-produção. | 2 | ||
horas do curso | 12 |
FORMATO
Presencial Intensivo
12h – 2 sessões de 6 horas
HORÁRIO
Sexta e Sábado – 9:00 às 16:00
INÍCIO
Registre seu interesse e lhe avisaremos do início do curso
INVESTIMENTO
R$900,00
OPÇÕES DE PAGAMENTO
1a. – Desconto de 30%
por tempo limitado
no Pix Direto à vista
R$630,00
2a. – Desconto de 25%
por tempo limitado
no Cartão de Crédito à vista, Parcelado ou em 3 vezes sem juros no Recorrente
R$675,00
3a. – Desconto de 10%
por tempo limitado
no Boleto Parcelado
via PRINCIPIAPAY
Financiamento Estudantil
CERTIFICAÇÃO
certificação a partir de 75% de presença
Guy Gonçalves, ABC
Diretor de Fotografia, Diretor
Diretor de fotografia, carioca, estudou na New England School of Photography em Boston, Massachusetts.
- Começou a trabalhar em curtas-metragens como:
- COM O ANDAR DE ROBERT TAYLOR (1988), de Marco Antônio Simas, premiado no Rio Cine Festival;
- CHUVAS E TROVOADAS, de Flávia Alfinito, prêmio Kikito de melhor Fotografia no Festival de Gramado (1995).
- Em seguida, passou à direção de fotografia em longas como:
- FOR ALL (1998), de Luiz Carlos Lacerda e Buza Ferraz;
- CAPITÃES DE AREIA (2011), de Cecília Amado, assinando codireção, direção de fotografia e câmera – longa-metragem baseado em romance de Jorge Amado;
- QUASE NADA (2000), de Sérgio Rezende;
- ONDE ANDA VOCÊ (2003) de Sérgio Rezende;
- JUÍZO (2007), documentário de Maria Augusta Ramos;
- CONDOR (2007), documentário de Roberto Mader;
- UM SONHO INTENSO, documentário de José Mariani;
- MORRO DOS PRAZERES (2013), de Maria Ramos, prêmio de melhor Fotografia de Documentário no Festival de Brasília;
- MINHA FAMA DE MAU, de Lui Farias, baseado na biografia de Erasmo Carlos.
https://www.imdb.com/name/nm0003984/
Lecionou na AIC (Academia Internacional de Cinema – RJ), de 2016 a 2019.