Mentoria em Cinematografia

Mentoria em Cinematografia

por Carlos Ebert, ABC

curso online ao vivo

É um curso?

Não, não são aulas. Em resumo, são encontros que podem ser tanto presenciais quanto virtuais, seguindo um roteiro livre, mas com pontos de partida determinados. Assim, será a partir deles que os temas irão se encadeando, tanto por atração quanto por complementariedade, se alternando de forma orgânica.

Mentoria

Como exemplo, em um encontro podemos tratar da composição do quadro; no seguinte, da movimentação da câmera e, no próximo, dos eixos de luz e da relação de contraste. Assim, os participantes podem (e devem) trazer problemas ou questões práticas que estejam enfrentando em seus projetos para o espaço do encontro. Também, elementos técnicos (câmeras, luzes, travelings etc.) estarão presentes e à disposição para pequenas demonstrações práticas do que está sendo tratado. Dessa forma, teoria e prática juntas e ao mesmo tempo.

Mentoria

Em ordem de chegada e de complexidade no processo de cinematografar, tudo começará com a luz, sua natureza e suas interações com a matéria – animada e inanimada – presentes no set, e irá terminar com a exibição do material captado, com seus requisitos mínimos para cada mídia de exibição. Atenção especial será dada a transposição do escrito no roteiro para o que será visto nas telas.

Nossos “grandes temas” serão:

Luz – natureza, composição, interações com a matéria, fontes, modulação, medição;

Quadro – formatos, números na Natureza, regras de composição, encadeamentos;

Iluminação – eixos, espectros, intensidades, sensibilidade, relação de contraste etc.;

Movimentação – suportes, maleabilidade, necessidade na narrativa etc.;

Continuidade – tamanho, sentido, velocidade, respeitar ou contrariar as convenções;

Referências – analogias formais, na natureza, anedóticas, outras artes visuais.

Mentoria em Cinematografia

Primeiramente, devemos considerar que imagens têm mais níveis de leitura que palavras. Nesse sentido, suas associações evocam inúmeras sensações e sentimentos nos espectadores. Construir,  manipular e associar imagens, primeiramente, requer conhecimento e informação de uma vasta gama de saberes. Assim, a proposta dessa mentoria é ampliar esse conhecimento e pô-lo em prática no storytelling.

FORMATO

8h – a combinar com o mentor

HORÁRIO

a combinar com o mentor

INÍCIO

a combinar com o mentor

INVESTIMENTO

 R$2.400,00

OPÇÕES DE PAGAMENTO

1a. – no Pix Direto à vista
R$2.400,00
2a. – no seu Cartão de Crédito à vista ou parcelado 
R$2.400,00
foto-ebert0-extra

Carlos Ebert, ABC

Diretor de Fotografia

Fotógrafo, Cinematógrafo, Professor de Cinematografia. Mais de 70 títulos como diretor de fotografia no IMDb. Fundador e primeiro presidente da Associação Brasileira de Cinematografia, professor visitante na ECA – USP, na Pós-graduação em documentário da FGV – SP, professor e palestrante na Academia Internacional de Cinema de São Paulo. Professor de cinematografia no B_arco e na ABC Cursos de Cinema. Ministrou oficinas de cinematografia promovidas pela Spcine. Professor nas pós-graduações em Criação de Conteúdos Audiovisuais e Gestão da Indústria Cinematográfica da FAAP.

Depoimento