curso roteiro de novela

Introdução ao Roteiro de Telenovela

por Valéria Motta

curso online ao vivo

Roteiro de Novela é o trabalho de um(a) autor(a)/colaborador(a)?

O que faz uma novela ser sucesso?

Novela é radiofônica, nasceu para vender sabonete, mas ao longo do tempo tornou-se uma paixão nacional. Nesse sentido, é uma produção potente e com uma dramaturgia muito particular. Esta máquina de construir sonhos, assim, coloca o autor num processo de escrita em escala industrial, no qual seu poder de fabulação é levado ao limite.

Quando uma novela vai ao ar, tudo pode acontecer, afinal é uma escola de samba imensa que é colocada na avenida todos os dias. Escrever colado na produção, entendendo que cada decisão dramatúrgica envolve muito dinheiro, mas também é uma fábrica de ilusões.

Nesse sentido, apostar em uma história que pode conquistar o público é a alma do folhetim entrando na casa das pessoas, dialogando com elas e se retroalimentando. 

Novela é uma crônica do nosso tempo!

E como é escrever essa odisseia eletrônica?

No curso Roteiro de Novela,  o(a) aluno(a) vai conhecer a engenharia dessa obra aberta através da experiência de uma autora/colaboradora que durante quinze anos escreveu nove novelas – sendo uma delas com dois anos de duração. Foram meses escrevendo diariamente, um capítulo por dia, num prazo de vinte e quatro horas. Serão aulas expositivas onde este cotidiano será compartilhado com os alunos. 

É melodrama na veia, é máquina de criar plot, é diversão e responsabilidade social. É telenovela.

As Aulas Online ao Vivo serão gravadas e postas à disposição por 48 horas para quem perdê-las. No entanto, apenas a presença nas aulas Online ao Vivo é aceita como frequência para a obtenção do certificado.

 

Conteúdo das Aulas

 h
    
 

1ª Semana  – Telenovela brasileira, crônica do nosso tempo.

  
1Novelas de ontem e de hoje – a influência das séries e games na construção narrativa. 2
 O que não mudou. A responsabilidade social da telenovela.  
    
2As chaves do folhetim – uma história que se desdobra, o poder da fabulação.  2
 O dilema moral. A engenharia de uma obra aberta que cada vez mais… é menos aberta.  
    
 

2ª Semana – Cada autor cabeça, uma sentença.

  
3Particularidades desse tipo de trabalho. A criação de uma sinopse: história principal e paralelas. 2
    
4As portas de fuga, o mapa dos núcleos – o quem conhece quem, o perfil das personagens.  2
    
 

3ª Semana –   A estrutura do capítulo

  
5O primeiro capítulo – quando o autor dá o tom da sua obra. A estrutura da contaminação, como apresentar as personagens para o espectador. 2
    
6A estrutura espinha de peixe – tudo caminha para o gancho. O balanceamento de um capítulo, os alívios cômicos. 2
    
 

4ª Semana – Escaleta e 24 horas para escrever

  
7Escaleta e suas características – escaleta aberta e escaleta fechada. 2
    
8Os balizadores de produção, montagem e observação de capítulo – levantar as pontas soltas, os erros de continuidade. 2
    
 

5ª Semana – Cena e diálogo

  
9Tipos de cena. Cenas coral, de ação, românticas, médicas, jurídicas, históricas e merchandising. O desenho de cena. 2
    
10O que faz um bom diálogo? O poder do bordão, a reiteração da informação e o uso das rubricas. 2
    
 

6ª Semana – O inferno e o paraíso de escrever novela.

  
11Reescrever a novela no ar – o maior dos infernos. Viramos uma máquina de plots. 2
    
12O prazer de se divertir vendo a novela no ar. O fechamento das tramas e a coerência da história. 2
    
  horas do curso24

FORMATO

24h – 12 sessões de 2 horas

HORÁRIO

 Terças e Quintas – 19:00 às 21:00

INÍCIO

Terça, 15 de Abril de 2025

INVESTIMENTO

 R$1.440,00

OPÇÕES DE PAGAMENTO

1a. – Desconto de 30%
por tempo limitado
no Pix Direto à vista
R$1.008,00
2a. – Desconto de 25%
por tempo limitado
 no Cartão de Crédito à vista ou parcelado 
R$1.080,00
3a. – Desconto de 10%
por tempo limitado
no Boleto Parcelado
via
PRINCIPIAPAY
Financiamento Estudantil

CERTIFICAÇÃO

Certificado Fazendo Filmes da ABC Cursos de Cinema
certificação a partir de 75% de presença
foto-valeria-mottaéria Motta

Valéria Motta

Roteirista

Jornalista e roteirista, migrou do mercado editorial – foram 9 anos na Ed. Objetiva, como assistente editorial da área nacional – para a TV Record, em 2006. Durante 15 anos, colaborou em 10 novelas, sendo elas: BICHO DO MATO, de Cristianne Fridman e Bosco Brasil; AMOR E INTRIGAS, de Gisele Joras; CHAMAS DA VIDA, de Cristianne Fridman; BELA, A FEIA, de Gisele Joras; as duas temporadas de REBELDE, de Margareth Boury e Emílio Boechat; DONA XEPA e ESCRAVA MÃE, de Gustavo Reiz e as bíblicas APOCALIPSE, de Vivian de Oliveira e GÊNESIS, de Camilo Pellegrini, Raphaela Castro e Stephanie Ribeiro.

É coautora do livro ÚLTIMO DIA DE AULA (Objetiva), junto com Nara Franco e escreveu dois seriados: A SECRETÁRIA DO PRESIDENTE, de Emílio Boechat (Multishow) e CONFISSÕES DE ADOLESCENTE, de Euclydes Marinho e Daniel Filho (TV Bandeirantes e TV 5, França).