Dirigindo o Filme Documentário
Reescrevendo o Real
por Bebeto Abrantes
O documentário desempenha um papel fundamental no audiovisual contemporâneo, pois permite uma abordagem mais autêntica e detalhada sobre diferentes temas. Sua capacidade de explorar questões complexas e apresentar pontos de vista diversificados contribui para a ampliação do conhecimento e da reflexão do público. Além disso, o documentário tem o poder de sensibilizar e conscientizar as pessoas sobre questões sociais, políticas e ambientais urgentes. Com técnicas inovadoras e narrativas envolventes, ele desafia o espectador a refletir sobre a realidade que o cerca, promovendo uma maior conexão emocional e intelectual com os temas.
O objetivo do curso é explorar essa riqueza, oferecendo e colocando em pauta informações essenciais e instrumentos de análise e reflexão, alinhados e adequados narrativa e esteticamente com a produção documental contemporânea.
As aulas serão entrelaçadas em 2 eixos de informação:
1 – uma breve e introdutória história dos documentários, seus movimentos e alguns de seus grandes autores, cujo o objetivo é criar uma base introdutória sobre essas linguagens, para a melhor compreensão e análise do documentário brasileiro contemporâneo.
2 – a parte prática do Curso, na qual cada aluno apresenta um Argumento para o desenvolvimento de um de seus projetos individuais.
As Aulas Online ao Vivo serão gravadas e postas à disposição por 48 horas para quem perdê-las. No entanto, apenas a presença nas aulas Online ao Vivo é aceita como frequência para a obtenção do certificado.
Conteúdo das Aulas | h | ||
1 | Primórdios | 2 | |
Discussão do conceito de documentário e suas linguagens | |||
2 | A Escola Inglesa – Anos 20/30 – John Grierson | 2 | |
3 | Cinema Novo, Caravana Farkas e Docs de Ruptura | 2 | |
4 | Cinema Direto / Cinema Verdade | 2 | |
Projetos Individuais 1 | |||
5 | Os Docs Contemporâneos Brasileiros: Dispositivos Narrativos | 2 | |
6 | Docs de Busca | 2 | |
Projetos Individuais 2 | |||
7 | Docs de Acompanhamento e Convívio | 2 | |
Projetos Individuais 3 | |||
8 | Docs de Ressignificação de Arquivos | 2 | |
Projetos Individuais 4 | |||
9 | Docs Filme-Ensaio | 2 | |
Projetos Individuais 5 | |||
10 | Docs Híbridos Fic / Doc | 2 | |
Projetos Individuais 6 | |||
11 | Docs de Periferia | 2 | |
Projetos Individuais 7 | |||
12 | Olhares Indígena e Afro Anti-Racista | ||
Fechamento dos Projetos Individuais | 2 | ||
horas do curso | 24 |
FORMATO
24h – 12 sessões de 2 horas
HORÁRIO
Quartas – 19:00 às 21:00
INÍCIO
Quarta, 12 de Fevereiro de 2025
INVESTIMENTO
R$1.440,00
OPÇÕES DE PAGAMENTO
1a. – Desconto de 30%
por tempo limitado
no Pix Direto à vista
R$1.008,00
2a. – Desconto de 25%
por tempo limitado
no Cartão de Crédito à vista ou Parcelado
R$1.080,00
3a. – Desconto de 10%
por tempo limitado
no Boleto Parcelado
via PRINCIPIAPAY
Financiamento Estudantil
CERTIFICAÇÃO
certificação a partir de 75% de presença
Bebeto Abrantes
Diretor documentarista e Roteirista
Para o Cinema, entre outros filmes, roteirizou e dirigiu os premiados documentários de longa-metragem: ME CUIDEM-SE!, YOU TUBERS, CAMINHO DO MAR, AS BATIDAS DO SAMBA, ATÉ QUANDO?, RECIFE/SEVILHA – JOÃO CABRAL DE MELO NETO, TV – QUEM FAZ, QUEM VÊ e 3 ANTONIOS & 1 JOBIM.
Professor da disciplina de Roteiro de Ficção na Academia Internacional de Cinema/RJ, desde 2015.
É roteirista do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, desde 2022.
Junto com o crítico Carlos Alberto Mattos é o criador e curador do Seminário Online NA REAL_VIRTUAL.
Desse evento, resultou a série televisiva homônima com 12 episódios, 60’ cada, abordando aspectos da linguagem cinematográfica das diretoras e diretores Lúcia Murat, João Moreira Salles, Walter Carvalho, Petra Costa, Maria Augusta Ramos, Marcelo Gomes, Karin Ainoux, Susanna Lira, Carlos Nader e Cao Guimarães, dentre outro(a)s.