
Direção de Arte para o Audiovisual
por Beatriz Peregrino

Objetivos do Curso:
Discutir o papel e a abrangência do desenho do espaço visual na concepção de filmes e séries.
Entender a função do(a) Diretor(a) de Arte no contexto de uma produção audiovisual (incluindo filmes, obras teatrais e performáticas) e as relações de colaboração entre as áreas envolvidas.
Ampliar os campos profissionais e aperfeiçoar os conhecimentos dos participantes para potencializar sua atuação profissional no audiovisual e áreas correlatas.
Metodologia de Ensino:
- Aprofundamento nos métodos para desenvolvimento de projetos em Direção de Arte.
- Apresentação de estudos de caso baseados em produções em que Beatriz atuou como Diretora de Arte.
- Os estudos de caso serão ilustrados com imagens e filmes das diferentes fases dos projetos.
- Visualização do processo completo de Direção de Arte, desde a pesquisa conceitual e iconográfica, passando pela escolha de locações/estúdios, primeiros esboços, projeto executivo, até fotografias de construção e imagens da cena produzida e captada.
As Aulas Online ao Vivo serão gravadas e postas à disposição por 48 horas para quem perdê-las. No entanto, apenas a presença nas aulas Online ao Vivo é aceita como frequência para a obtenção do certificado.
Conteúdo das Aulas | h | ||
1 | INTRODUÇÃO E LINGUAGEM VISUAL | 3 | |
O papel do diretor de arte nas diferentes áreas do audiovisual | |||
Fundamentos básicos | |||
Análise de filmes sob a ótica da direção de arte | |||
2 | EQUIPE E EQUIPES | 3 | |
Fluxo de trabalho: pré-produção, set e pós | |||
O departamento de arte | |||
Comunicação com direção e fotografia | |||
Atividade prática: enxergar O filme | |||
3 | PESQUISA, CONCEITUALIZAÇÃO E MATERIALIZAÇAO | 3 | |
Etapas de projeto | |||
Pesquisa histórica, cultural e estética | |||
de roteiro à concepção visual – conceito | |||
Atividade prática: moodboard para roteiro | |||
4 | DOCUMENTAÇÃO TÉCNICA | 3 | |
Decupagem de roteiro: lista de cenários, props e dressing | |||
Decupagem de orçamento | |||
Desenho técnico, esboços, plantas, ilustrações | |||
Atividade prática: Decupagem de um roteiro | |||
5 | AMBIENTAÇÃO E PROJETO CENOGRÁFICO | 3 | |
Construção de cenários (estúdio × locação) | |||
Geografia do cenário | |||
Atividade prática: planejar a adaptação de uma sala comum para um ambulatório anos 1970 (etapa 01) | |||
6 | EM MONTAGEM | 3 | |
Equipes de montagem | |||
Interface cenário, dressing e projeto gráfico | |||
Programas utilizados: Autocad, Photoshop, SketchUp | |||
Atividade prática: planejar a adaptação de uma sala comum para um ambulatório anos 1970 (etapa 02) | |||
7 | ESPECIALIZAÇÕES POR GÊNERO | 3 | |
Estéticas: ficção científica, realismo, fantasia e época | |||
direção de arte em publicidade: integração com branding | |||
filmes marcantes da direção de arte | |||
Atividade prática: criar um cenário em estúdio (etapa 01) | |||
8 | PORTFÓLIO E CARREIRA | 3 | |
Os rumos da direção de arte | |||
Mercado de trabalho e formação profissional | |||
Atividade prática: criar um cenário em estúdio (etapa 02) | |||
horas do curso | 24 |
FORMATO
Online ao Vivo – 24h
HORÁRIO
Terças e Quintas, 19:00 às 21:00
INÍCIO
Terça, 04 de Novembro de 2025
INVESTIMENTO
R$1.800,00
OPÇÕES DE PAGAMENTO
1a. – Desconto de 30%
por tempo limitado
no Pix Direto à vista
R$1.250,00
2a. – Desconto de 25%
por tempo limitado
no Cartão de Crédito à vista ou parcelado
R$1.350,00
3a. – Desconto de 10%
por tempo limitado
no Boleto Parcelado
via PRINCIPIAPAY
Financiamento Estudantil
CERTIFICAÇÃO

certificação a partir de 75% de presença

Beatriz Peregrino
Diretora de Arte
Bacharel em Cenografia e Especialista em Técnicas de Representação Gráfica, ambos pela Escola de Belas artes da UFRJ. Vem trabalhando há mais de 20 anos na criação e desenvolvimento de atmosferas em diversos segmentos da cenografia e da direção de arte como cinema, televisão, exposições, museus, shows e na criação de identidades espaciais.
No audiovisual, participou de filmes como “O Paciente” de Sérgio Rezende, “Gonzaga – de Pai pra Filho”, de Breno Silveira, entre outros. Foi Diretora de Arte do filme A Fúria, de Ruy Guerra, que, junto com Os fuzis e A Queda, completa trilogia da história iniciada em 1964.Trabalhou na implantação do setor de cenografia da Rede Record de 2005 a 2010.
Na área de expografia, desenvolveu diversos projetos como a exposição “Santos Dumont – O Poeta Voador” no Museu do amanhã, projeto vencedor de melhor cenografia de exposições do Mundo pelo International Design & Communication Awards (IDCA). Em Salvador, projetou o Memorial de Jorge Amado “Casa do Rio Vermelho” e o museu “Casa do Carnaval da Bahia”, com curadoria de Gringo Cardia. Ainda na área de exposições, projetou o Museu da Cruz Vermelha de Genebra (Suíça) assim como a Exposição da Fiocruz para a Expo Dubai 2020.
Coordena o projeto de humanização hospitalar “Aquário Carioca”, que já ambientou mais de 10 espaços de tratamento e diagnóstico de câncer infanto-juvenil de hospitais públicos do Rio de Janeiro.
É sócia da Ex Machina Cenografia, onde desenvolve e coordena projetos nas áreas de expografia, eventos, festivais, teatro, humanização, audiovisual, entre outras.