
Conversações sobre Cinematografia
com Lúcio Kodato, ABC

Abordará vários aspectos da Cinematografia de títulos que contém um impacto de imagem. Muito importante tanto para os Diretores de Fotografia quanto para Diretores e para todos os profissionais e estudantes do audiovisual que queiram aperfeiçoar seus conhecimentos, dado por um veterano Diretor de Fotografia e experiente professor.
Links dos títulos serão postados, para acesso imediato do participante matriculado, bem como trechos dos filmes que serão estudados.
As Aulas Online ao Vivo serão gravadas e postas à disposição por 48 horas para quem perdê-las. No entanto, apenas a presença nas aulas Online ao Vivo é aceita como frequência para a obtenção do certificado.
Conteúdo das Aulas | h | ||
1 | A Trilogia da Incomunicabilidade: LA AVVENTURA (1960), DF.: Aldo Scarvada; LA NOTTE (1961) e L’ECLISSE (1962), DF.: Gianni Di Venanzo. PROFISSIONE: REPORTER (1975), DF.: Luciano Tovoli. Dir.: Michelangelo Antonioni. | 2 | |
2 | TOKYO MONOGATARI (1953), DF.: Yûharu Atsuta, Dir.: Yasujiro Ozu. RASHÔMON – ÀS PORTAS DO INFERNO (1950), DF.: Kazuo Miyagawa, e IKIRU – VIVER (1952), DF.: Asakazu Nakai, Dir.: Akira Kurosawa. Japão Pós-Guerra. | 2 | |
3 | O CONFORMISTA (1970), Dir.: Bernardo Bertolucci; APOCALYPSE NOW (1979) e ONE FROM THE HEART – O FUNDO DO CORAÇÃO (1981), Dir.: Francis Ford Copolla. DF.: Vittorio Storaro, ASC, AIC. | 2 | |
4 | LA DOCE VITA (1960), DF.: Otello Martelli e OITO E MEIO (1963), DF.: Gianni Di Venanzo, Dir.: Federico Fellini. CLÉO DE 5 À 7 (1962), DF.: Paul Bonis, Alain Levent e Jean Rabler, Dir.: Agnès Varda. | 2 | |
5 | A HORA E A VEZ DE AUGUSTO MATRAGA (1967), DF.: Hélio Silva, Dir.: Roberto Santos. DAYS OF HEAVEN – CINZAS NO PARAÍSO (1978), DF.: Néstor Almendros e Haskell Wexler, Dir.: Terrence Malick. CHINATOWN (1974), DF.: John A. Alonzo, Dir.: Roman Polanski. | 2 | |
6 | IN THE MOOD FOR LOVE – AMOR À FLOR DA PELE (2000), DF.: Christopher Doyle e Mark Lee Ping Bin; MY BLUEBERRY NIGHTS – UM BEIJO ROUBADO (2007), DF.: Darius Khondji, Dir.: Wong Kar-Wai. Segunda “Nova Onda” do Cinema de Hong Kong. NOMADLAND (2020), DF.: Joshua James Richards, Dir.: Chloé Zhao. “New Naturalism”. | 2 | |
7 | CANTA MARIA (2006), Dir.: Francisco Ramalho Jr.; MARÉ, NOSSA HISTÓRIA DE AMOR (2007), Dir.: Lúcia Murat, DF: Lúcio Kodato, ABC. PEDÁGIO (2023), Dir.: Carolina Markowicz, DF.: Luis Armando Arteaga. | 2 | |
8 | ROAD TO PERDITION – ESTRADA PARA A PERDIÇÃO (2002), DF.: Conrad L. Hall, Dir.: Sam Mendes. LOST IN TRANSLATION – ENCONTROS E DESENCONTROS (2003), DF.: Lance Acord, Dir.: Sofia Coppola. WINGS OF DESIRE – Asas do Desejo (1987), DF.: Henri Alekan, Dir.: Win Wenders. | 2 | |
9 | IDA (2013), DF.: Ryszard Lenczewski e Lukasz Zal, Dir.: Pawel Pawlikowski. BELFAST (2001), DF.: Haris Zambarloukos, Dir.: Kenneth Branagh. MANK (2020), DF.: Erik Messerschmidt, Dir.: David Fincher. | 2 | |
10 | XINGU/TERRA (1981), Dir. Maureen Bisilliat. NA DANÇA (2019), Dir.: Roberto Gervitz. DF.: Lúcio Kodato, ABC. VISIONS IN THE DARK (2003), DF.: Pedro Rocha, Dir.: Flávia Moraes. | 2 | |
11 | GODFATHER – O PODEROSO CHEFÃO (1972), DF: Gordon Willis, ASC, Dir.: Francis Ford Coppola. OPPENHEIMER (2023), Dir. Christopher Nolan. NOPE – NÃO! NÃO OLHE! (2022), Dir.: Jordan Peele. DF.: Hoyte van Hoytema, ASC, FSF, NSC. | 2 | |
12 | THE REVENANT – O REGRESSO (2015), DF.: Emmanuel Lubezki, Dir.: Alejandro Gonzáles Iñarritu. 1917 (2019), DF.: Roger Deakins, ASC, BSC, CBE, Dir.: Sam Mendes. TÁR (2022), DF.: Florian Hoffmeister, BSC, Dir.: Todd Field. | 2 | |
horas do curso | 24 |
FORMATO
24h – 12 sessões de 2 horas
HORÁRIO
Terças e Quintas – 19:00 às 21:00
INÍCIO
Registre seu interesse e lhe avisaremos do início do curso
INVESTIMENTO
R$1.800,00
OPÇÕES DE PAGAMENTO
1a. – Desconto de 30%
por tempo limitado
no Pix Direto à vista
R$1.260,00
2a. – Desconto de 25%
por tempo limitado
no Cartão de Crédito à vista ou parcelado
R$1.350,00
3a. – Desconto de 10%
por tempo limitado
no Boleto Parcelado
via PRINCIPIAPAY
Financiamento Estudantil
MATRÍCULAS
CERTIFICAÇÃO

certificação a partir de 75% de presença

Lúcio Kodato, ABC
Diretor de Fotografia
Nasceu em São Paulo, em 29 de março de 1947. Começou seus estudos de fotografia em 1969, na Escola Enfoco, dirigida por Clode Kubrusly, contando com palestrantes como Maureen Bisilliat, Claudia Andujar, George Love, Luigi Mamprin e Cristiano Mascaro. Iniciou sua atuação profissional em 1969, como fotojornalista nos diários O Estado de S. Paulo e Jornal da Tarde. Em 1970, prosseguiu sua formação na área de Cinema, como assistente de câmera e depois como diretor de fotografia, participando, entre outros, dos filmes CORDÉLIA, CORDÉLIA – dir. Rodolfo Nanni; À FLOR DA PELE – dir. Francisco Ramalho Jr. (1976); OS ANOS JK: UMA TRAJETÓRIA POLÍTICA (1980); JANGO (1984) – dir. Silvio Tendler; TODOS OS CORAÇÕES DO MUNDO – dir. Murilo Salles (1996); CANTA MARIA – dir. Francisco Ramalho Jr. (2006); MARÉ, NOSSA HISTÓRIA DE AMOR – dir. Lúcia Murat (2008); NERVOS DE AÇO – dir. Maurice Capovilla (2016); O GALÃ – dir. Francisco Ramalho Jr. (2019).
Como diretor de fotografia do documentário XINGU TERRA, recebe o prêmio de Melhor Fotografia no XIV Festival de Brasília (1981); dirige também a fotografia do documentário O TURISTA APRENDIZ (Sala Especial na XIV Bienal de São Paulo, 1985), ambos de autoria de Maureen Bisilliat. Entre outros trabalhos estão os exibidos na TV Brasil, em março de 2014: OS ADVOGADOS CONTRA A DITADURA, MILITARES DA DEMOCRACIA, POEMA SUJO – Ferreira Gullar – dir. Silvio Tendler; exibido na Globosat – BRASIL MÍSTICO – dir. Silvio Tendler; A ALMA IMORAL – dir. Silvio Tendler / Nilton Bonder; DEDO NA FERIDA – dir. Silvio Tendler; a série CURTAS TNT (6 curtas de jovens Diretores, a partir de um concurso de roteiros promovido pelo TNT – 2017).
Foi Diretor de Fotografia de 2ª unidade das produções internacionais A FLORESTA DAS ESMERALDAS – dir. John Boorman, dop. Philippe Rousselot, ASC, AFC (1985) e LUAR SOBRE PARADOR – dir. Paul Mazursky, dop. Don McAlpine, ASC, ACS (1988).
Estudou e trabalhou no Japão (Tokyo) de 1973 a 1975. Algumas produtoras: Cat Inc. Commercials, Ari Productions, Tokyo Cinema, Group Gendai, K.K. Kagaku Eiga Seisakujo, TV Man Union, TBS Commercial.
Foi professor em diversas instituições no Brasil: Usina de Arte João Donato – Acre, Vila das Artes – Ceará, Escola Sulamericana de Cinema e TV – Paraná, AIC – São Paulo, Polo Cinematográfico de Paulínia – São Paulo. Atualmente ministra aulas na Escola Livre de Cinema e Vídeo em Santo André, SP.