A Cor no Cinema Digital
por Guto Neto

Neste módulo de 6 horas, ministrado Online Ao Vivo, o(a) estudante aprenderá os conceitos essenciais para um bom trabalho de cor para o audiovisual, como: a criação de paletas de cor harmoniosas, a influência psicológica das cores nas pessoas, como avaliar e executar referências, equilibrar a cor de câmeras diferentes, etc.

Neste módulo prático, ministrados presencialmente, serão ministrados conhecimentos dos workflows digitais e os novos espaços de cor (REC 2020, REC 2100 e ACES), hoje demandados pela indústria do streaming, ferramentas de correção de cor e exercícios desses métodos avançados.
Nos dois módulos, os alunos utilizarão a versão grátis da plataforma DaVinci Resolve.
Pré-requisito: ter um computador onde possa ser instalado o programa DaVinci Resolve.

As Aulas Online ao Vivo serão gravadas e postas à disposição por 48 horas para quem perdê-las. No entanto, apenas a presença nas aulas Online ao Vivo é aceita como frequência para a obtenção do certificado.
Se matriculando no curso você receberá a Aula Bonus abaixo !

Conteúdo das Aulas | h | ||
Módulo teórico – Online ao Vivo | |||
1 | – Introdução ao Color Grading e à narrativa da cor. | 2 | |
– Diferença entre correção e gradação. | |||
– Interface do DaVinci Resolve (página Color). | |||
– Scopes: funções e leitura. | |||
– Exercício remoto: ajuste básico de exposição e balanço de branco. | |||
2 | – Correção primária: contraste, pivot, temperatura, saturação. | 2 | |
– Noções de espaço de cor (Rec.709). | |||
– Exercício remoto: corrigir cena mal iluminada equilibrando contraste e tons médios. | |||
3 | – Curvas avançadas (RGB, Hue vs Hue, Hue vs Sat, Hue vs Lum). | ||
– Color Warper e aplicações criativas. | 2 | ||
– Exercício remoto: alterar seletivamente cores específicas sem afetar pele. | |||
horas de teoria | 6 | ||
Módulo prático – Presencial | |||
4 | – Correção secundária: Qualifiers e Power Windows. | ||
– Tracking e ajustes seletivos (pele, céu, objetos). | 2 | ||
– Exercício em sala: correções finas com acompanhamento. | |||
5 | – Criação de looks cinematográficos. | 2 | |
– Paletas narrativas: quente/frio, saturado/desaturado. | |||
– LUTs como ponto de partida. | |||
– Exercício em sala: criar dois looks contrastantes para a mesma cena. | |||
6 | – Fluxo de trabalho: organização da timeline, conformação e exportação. | 2 | |
– Comparação antes/depois. | |||
– Apresentação e discussão coletiva dos trabalhos finais. | |||
– Exercício final: aplicação de correção + look em cena escolhida. | |||
horas de prática | 6 | ||
horas do curso | 12 |
CURSO COMPLETO
FORMATO
12h – Híbrido
HORÁRIO
Online: Segundas e Quartas – 19:00 às 21:00
Presencial: Sexta (16h às 19h) e Sábado (10h às 13)
INÍCIO
Segunda, 06 de Outubro de 2025
INVESTIMENTO
R$900,00
OPÇÕES DE PAGAMENTO
1a. – Desconto de 30%
por tempo limitado
no Pix Direto à vista
R$630,00
2a. – Desconto de 25%
por tempo limitado
no Cartão de Crédito à Vista ou Parcelado.
R$675,00
3a. – Desconto de 10%
por tempo limitado
no Boleto Parcelado
via PRINCIPIAPAY
Financiamento Estudantil
CERTIFICAÇÃO

certificação a partir de 75% de presença
MÓDULO TEÓRICO
FORMATO
6h – Online ao Vivo
Segundas e Quartas – 19:00 às 21:00
INÍCIO
Segunda, 06 de Outubro de 2025
INVESTIMENTO
R$450,00
OPÇÕES DE PAGAMENTO
1a. – Desconto de 30%
por tempo limitado
no Pix Direto à vista
R$315,00
2a. – Desconto de 25%
por tempo limitado
no Cartão de Crédito à Vista ou Parcelado.
R$337,50
3a. – Desconto de 10%
por tempo limitado
no Boleto Parcelado
via PRINCIPIAPAY
Financiamento Estudantil
CERTIFICAÇÃO

certificação a partir de 75% de presença

Guto Neto
Editor e Produtor Audiovisual
Criador e diretor da produtora independente Semear Filmes, tendo realizado os filmes: IMPERMANÊNCIA, SEMEAR ESTRELAS, PAPÉIS INVERTIDOS?, TEM GENTE NA FEIRA DE SÃO CRISTÓVÃO, ECO 92, CICLOVIA DA VIDA e BEATRIZ – MÚSICA E POESIA, 2020 – O ANO QUE NÃO COMEÇOU, as peças-filmes PANSPERMIA, LABORATÓRIO CURUMIN, O AVIADOR E O PRÍNCIPE, CASA DE BARRO, ROSARIO, CÉU DE BASQUIAT, o vídeo-dança COVA, produzido durante o período de distanciamento social, em virtude da pandemia de COVID-19, em coautoria com o coreógrafo e performer Marcio Cunha e a Cia de Ballet da Cidade de Niterói.
Com ampla experiência e domínios técnico e conceitual da Linguagem Cinematográfica, de equipamentos de captação de imagens e sons e softwares de pós-produção, Guto Neto é responsável pela pós-produção de todos os projetos que desenvolve.
É Colorista certificado como Training Partner pela Blackmagic Design.
É Pós-graduado em Cinema Documentário e coordena o Curso de Cinema e Audiovisual da UNIFACHA.
Como professor, leciona as disciplinas relacionadas com a história e produção de Documentários – Princípios e Métodos, Produção Documental, Edição e Montagem e Colorimetria. Guto também ministrou módulos de colorimetria na AIC/RJ – Academia Internacional de Cinema e SENAI/FIRJAN. Guto foi supervisor dos laboratórios de Rádio e TV e um dos mentores do Centro de Pesquisa e Produção da UNIFACHA, sendo o coordenador de 2010 a 2019.
Atuou nos movimentos pela democratização dos meios de comunicação de 1986 a 1998, coordenando “TVs de rua” e apoiando projetos audiovisuais nas comunidades da Rocinha, Santa Marta e Chapéu Mangueira. Entre as experiências profissionais de Guto Neto, está a atuação como Editor na Rede Manchete.
Site: https://www.semearfilmes.com
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCs2au8BZ3zS4P31pMM0qAGg
Instagram: @_semear_filmes