Desenvolvendo Projetos de Documentários

Desenvolvendo Projetos de Documentários

por Alice de Andrade

curso online ao vivo

Em primeiro lugar, ao longo das duas últimas décadas, o documentário brasileiro se destacou por sua imensa vitalidade, variedade de estilos e originalidade, tendo contribuído inclusive para a renovação do gênero no panorama mundial. Nesse sentido, nossa presença nos mais importantes festivais internacionais é constante, nossas representações criativas do real vêm conquistando uma adesão do público cada vez maior.

Dessa forma, este curso da ABC Cursos de Cinema oferecerá ferramentas para o desenvolvimento de projetos de documentário, destinados tanto ao mercado nacional quanto ao internacional. Discutirá e estimulará as ideias de filme de seus participantes por meio da análise de referências fílmicas e de trabalhos práticos de escrita em grupo.

Pré-requisito: ter computador para participar das aulas.

As Aulas Online ao Vivo serão gravadas e postas à disposição por 48 horas para quem perdê-las. No entanto, apenas a presença nas aulas Online ao Vivo é aceita como frequência para a obtenção do certificado.

 

Conteúdo das Aulas

 h
   

1

Tipos de documentários: a produção brasileira recente

 2
   

2

Da ideia ao filme: as estratégias de abordagem

 2
 Exposição das ideias dos alunos (parte 1)  
   

3

Da ideia ao filme: as estratégias de abordagem

 2
 Exposição das ideias dos alunos (parte 2)  
   

4

A investigação: Personagens, ação, locação

 2
 Discussão sobre as necessidades de pesquisa dos projetos  
   

5

A investigação: pesquisa histórica e arquivos

 2
 Orientações para a pesquisa dos projetos  

 

  

6

Logline, sinopse e argumento: exemplos

 2
 Estruturação dos principais textos dos projetos  
   

7

Roteiro de filmagem: tramas, conflitos e ficcionalização

 2
 Análise de roteiros de documentários  
   

8

Aspectos jurídicos da produção audiovisual: direitos de imagem, voz e depoimento

 2
 Direitos musicais – formalidades necessárias  
   

9

Desenho de produção e orçamento, plano de financiamento

 2
 Formalidades de registro e inscrição do projeto na ANCINE  

 

  

10

Books de captação e teasers: exemplos

 2
 Seleção de materiais para os projetos dos alunos  
   

11

Mercados, players e pitchings

 2
 Pitchings dos Projetos dos Alunos – parte 1  
   

12

Pitchings dos Projetos dos Alunos – parte 2

 2
 Últimas considerações  
 horas do curso24

FORMATO

24h – 12 sessões de 2 horas

HORÁRIO

 Segundas e Quintas – 19:00 às 21:00

INÍCIO 

Registre seu interesse e lhe  avisaremos do início do curso

INVESTIMENTO

R$1.800,00 

OPÇÕES DE PAGAMENTO

1 – Pix Direto À vista: 
desconto de 30%
por tempo limitado
R$1.260,00
2 – À Vista ou Parcelado no Cartão de Crédito:
desconto de 25%
por tempo limitado
R$1.350,00
3 – Desconto de 10%
por tempo limitado
no Boleto Parcelado
via PRINCIPIAPAY
Financiamento Estudantil

CERTIFICAÇÃO

Certificado Fazendo Filmes da ABC Cursos de Cinema
certificação a partir de 75% de presença
Alice de Andrade ministra curso sobre projetos de documentários

Alice de Andrade

Diretora e Roteirista

Documentarista desde 1992, foi assistente de importantes realizadores antes de se formar em Roteiro pela EICTV de Cuba. Escreveu e dirigiu dezenas de documentários para Televisão e Cinema na França, no Brasil, em Cuba e na África e foi selecionada para o Atelier Documentaire da LA FÉMIS (Paris, 2010). Foi estagiária de roteiro de Jean-Claude Carrière e roteirista da novela BOOGIE OOGIE, na TV Globo.

Escreveu e dirigiu três longas-metragens para o Cinema: O DIABO A QUATRO, MEMÓRIA CUBANA e VINTE ANOS, todos premiados nacional e internacionalmente. Em 2020, escreveu, dirigiu e produziu a série AMORES CUBANOS, em coprodução com a TV Mexicana Canal 22, indicada para o Prêmio Tal de Melhor Série Documental Latino-americana, exibida no Canal Brasil, disponível na Globoplay. Em 2021, orientou a oficina de documentários DOC MARÉ e LANTERNA MÁGICA, que produziu 5 curtas-metragens exibidos no festival Arquivo em Cartaz, 2021.

Humberto

Nasci no vale do Jequitinhonha, em Medina-MG, filho de Seu Gilberto, farmacêutico, e da Dona Lia, costureira. Mãos simples e doces, preocupadas com os demais, e essa foi a minha educação mais importante.

Sou formado em Processamento de Dados, pós-graduado em Administração e Gestão de Projetos. Hoje aposentado de um banco estadual, me tornei aprendiz de cinema. Meu projeto de documentário, *Lítio – Uma nova Esperança* fala do paradoxo Vale da Pobreza x Vale do Lítio, nos vales do Jequitinhonha.

A Alice é uma construtora de conhecimentos, de sabedorias e de vivências. Ela com o seu posicionamento social, pessoal e político me ajudou a descobrir uma outra forma de fazer cinema. Um cinema vivo, um cinema humano, o melhor cinema.
Ela tem um olhar mais amplo do que qualquer tela e leva a gente junto. Aproveitem.  Humberto

Foto de Marise Farias

–  Fiz o curso “Desenvolvendo Projetos de Documentários” com a Alice de Andrade e sua ajuda foi essencial para estruturar meu primeiro longa-metragem, ROBERTO FARIAS, MEMÓRIAS DE UM CINEASTA. Como meu documentário tem muitas possibilidades de abordagem e grande diversidade de arquivos, as trocas com a Alice me ajudaram muito. 
A forma como ela nos apresentou as mais diversas maneiras de recriar o real foi inspiradora. A turma era composta por pessoas de horizontes profissionais diferentes e funções complementares dentro do audiovisual, o que tornou o curso muito estimulante.  Marise Farias

Bruna

Nasci no vale do Jequitinhonha, em Medina-MG, filho de Seu Gilberto, farmacêutico, e da Dona Lia, costureira. Mãos simples e doces, preocupadas com os demais, e essa foi a minha educação mais importante.

Sou formado em Processamento de Dados, pós-graduado em Administração e Gestão de Projetos. Hoje aposentado de um banco estadual, me tornei aprendiz de cinema. Meu projeto de documentário, Lítio – Uma nova Esperança fala do paradoxo Vale da Pobreza x Vale do Lítio, nos vales do Jequitinhonha.

A Alice é uma construtora de conhecimentos, de sabedorias e de vivências. Ela com o seu posicionamento social, pessoal e político me ajudou a descobrir uma outra forma de fazer cinema. Um cinema vivo, um cinema humano, o melhor cinema.
Ela tem um olhar mais amplo do que qualquer tela e leva a gente junto. Aproveitem

 

– Bruna