
Direção de Arte para o Audiovisual
por Beatriz Peregrino
Objetivo:
Discutir o papel e a abrangência do desenho do espaço visual na concepção de filmes e séries.
Entender a função do(a) Diretor(a) de Arte no contexto de uma produção audiovisual (incluindo filmes, obras teatrais e performáticas) e as relações de colaboração entre as áreas envolvidas.
Ampliar os campos profissionais e aperfeiçoar os conhecimentos dos participantes para potencializar sua atuação profissional no audiovisual e áreas correlatas.
Metodologia:
- Aprofundamento nos métodos para desenvolvimento de projetos em Direção de Arte.
- Apresentação de estudos de caso baseados em produções em que Beatriz atuou como Diretora de Arte.
- Os estudos de caso serão ilustrados com imagens e filmes das diferentes fases dos projetos.
- Visualização do processo completo de Direção de Arte, desde a pesquisa conceitual e iconográfica, passando pela escolha de locações/estúdios, primeiros esboços, projeto executivo, até fotografias de construção e imagens da cena produzida e captada.
As Aulas Online ao Vivo serão gravadas e postas à disposição por 48 horas para quem perdê-las. No entanto, apenas a presença nas aulas Online ao Vivo é aceita como frequência para a obtenção do certificado.
Conteúdo das Aulas | h | ||
| 1 | INTRODUÇÃO E LINGUAGEM VISUAL | 3 | |
| O papel do diretor de arte nas diferentes áreas do audiovisual | |||
| Fundamentos básicos | |||
| Análise de filmes sob a ótica da direção de arte | |||
| 2 | EQUIPE E EQUIPES | 3 | |
| Fluxo de trabalho: pré-produção, set e pós | |||
| O departamento de arte | |||
| Comunicação com direção e fotografia | |||
| Atividade prática: enxergar O filme | |||
| 3 | PESQUISA, CONCEITUALIZAÇÃO E MATERIALIZAÇÃO | 3 | |
| Etapas de projeto | |||
| Pesquisa histórica, cultural e estética | |||
| de roteiro à concepção visual – conceito | |||
| Atividade prática: moodboard para roteiro | |||
| 4 | DOCUMENTAÇÃO TÉCNICA | 3 | |
| Decupagem de roteiro: lista de cenários, props e dressing | |||
| Decupagem de orçamento | |||
| Desenho técnico, esboços, plantas, ilustrações | |||
| Atividade prática: Decupagem de um roteiro | |||
| 5 | AMBIENTAÇÃO E PROJETO CENOGRÁFICO | 3 | |
| Construção de cenários (estúdio × locação) | |||
| Geografia do cenário | |||
| Atividade prática: planejar a adaptação de uma sala comum para um ambulatório anos 1970 (etapa 01) | |||
| 6 | EM MONTAGEM | 3 | |
| Equipes de montagem | |||
| Interface cenário, dressing e projeto gráfico | |||
| Programas utilizados: Autocad, Photoshop, SketchUp | |||
| Atividade prática: planejar a adaptação de uma sala comum para um ambulatório anos 1970 (etapa 02) | |||
| 7 | ESPECIALIZAÇÕES POR GÊNERO | 3 | |
| Estéticas: ficção científica, realismo, fantasia e época | |||
| direção de arte em publicidade: integração com branding | |||
| filmes marcantes da direção de arte | |||
| Atividade prática: criar um cenário em estúdio (etapa 01) | |||
| 8 | PORTFÓLIO E CARREIRA | 3 | |
| Os rumos da direção de arte | |||
| Mercado de trabalho e formação profissional | |||
| Atividade prática: criar um cenário em estúdio (etapa 02) | |||
| horas do curso | 24 |

Beatriz Peregrino
Diretora de Arte
Bacharel em Cenografia e Especialista em Técnicas de Representação Gráfica, ambos pela Escola de Belas artes da UFRJ. Vem trabalhando há mais de 20 anos na criação e desenvolvimento de atmosferas em diversos segmentos da cenografia e da direção de arte como cinema, televisão, exposições, museus, shows e na criação de identidades espaciais.
No audiovisual, participou de filmes como “O Paciente” de Sérgio Rezende, “Gonzaga – de Pai pra Filho”, de Breno Silveira, entre outros. Foi Diretora de Arte do filme A Fúria, de Ruy Guerra, que, junto com Os fuzis e A Queda, completa trilogia da história iniciada em 1964.Trabalhou na implantação do setor de cenografia da Rede Record de 2005 a 2010.
Na área de expografia, desenvolveu diversos projetos como a exposição “Santos Dumont – O Poeta Voador” no Museu do amanhã, projeto vencedor de melhor cenografia de exposições do Mundo pelo International Design & Communication Awards (IDCA). Em Salvador, projetou o Memorial de Jorge Amado “Casa do Rio Vermelho” e o museu “Casa do Carnaval da Bahia”, com curadoria de Gringo Cardia. Ainda na área de exposições, projetou o Museu da Cruz Vermelha de Genebra (Suíça) assim como a Exposição da Fiocruz para a Expo Dubai 2020.
Coordena o projeto de humanização hospitalar “Aquário Carioca”, que já ambientou mais de 10 espaços de tratamento e diagnóstico de câncer infanto-juvenil de hospitais públicos do Rio de Janeiro.
É sócia da Ex Machina Cenografia, onde desenvolve e coordena projetos nas áreas de expografia, eventos, festivais, teatro, humanização, audiovisual, entre outras.
