
Direção de Atores
por Giovanna Siqueira

O curso de Direção de Atores abordará estratégias e ferramentas da direção de atores, proporcionando ao(à) estudante conhecer o percurso histórico e os pilares teóricos da técnica de atuação hegemônica no Cinema Ocidental: o Sistema Stanislávski e seus desdobramentos.
Sendo a direção de atores um dos eixos fundamentais da direção cinematográfica, este curso tem o objetivo de capacitar aqueles que desejam seguir carreira como diretores e auxiliar na ampliação do conhecimento daqueles(as) que já atuam na área.
As Aulas Online ao Vivo serão gravadas e postas à disposição por 48 horas para quem perdê-las. No entanto, apenas a presença nas aulas Online ao Vivo é aceita como frequência para a obtenção do certificado.

Se matriculando no curso você receberá a Aula Bonus acima !
Conteúdo das Aulas | h | ||
1 | Pilares teóricos do Sistema Stanislávski; | 3 | |
Percurso histórico do Sistema Stanislávski ao Method Acting; | |||
A turnê estadunidense do Teatro de Arte de Moscou em 1923/24; | |||
A criação do American Laboratory Theatre por Richard Boleslavski; | |||
Início, apogeu e encerramento do Group Theatre; | |||
Fundação do Actors Studio e a chegada do Method Acting ao cinema por meio da obra fílmica de Elia Kazan. | |||
2 | Lee Strasberg, Stella Adler e Sanford Meisner; | 3 | |
Memória afetiva x Imaginação x Análise Ativa (Método das Ações Físicas); | |||
“Primeiro Stanislávski” e “Último Stanislávski”; | |||
Chegada das ideias de Stanislávski ao Brasil: Augusto Boal e Eugênio Kusnet. | |||
3 | Princípios da análise de texto stanislavskiana; | 3 | |
Circunstâncias, objetivo, necessidade (superobjetivo), evento, unidades de ação (beats), | |||
verbos de ação, atividades, personalizações e substituições; | |||
4 | Judith Weston: o que é a chamada “direção de resultado” e quais são as alternativas a ela; | 3 | |
Relacionamento com o elenco e ambiente de set: como criar um ambiente seguro para os atores e fazer o elenco confiar na direção. | |||
5 | Análise Ativa: estratégias de ensaio; Leitura de mesa; | 3 | |
Exercícios para estabelecer relações entre os atores; Entrevista com o ator/personagem; | |||
Improvisações para levantamento de cena; | |||
Construção de personagem – estratégias para composição física/vocal. | |||
6 | Preparação de elenco: panorama histórico da chegada do preparador no audiovisual brasileiro; | 3 | |
A que necessidades o preparador veio atender? O preparador diminui a autonomia do diretor ou terceiriza seu trabalho? | |||
Debate sobre os limites éticos da preparação de elenco e análise das críticas, polêmicas e denúncias que envolvem a função; | |||
Reflexão sobre as possibilidades e responsabilidades do trabalho com não-atores. | |||
horas do curso | 18 |
FORMATO
Online ao Vivo 18h – 6 sessões de 3 horas
HORÁRIO
Terças e Quintas – 19:00 às 22:00
INÍCIO
Terça, 25 de Novembro de 2025
INVESTIMENTO
R$1.350,00
OPÇÕES DE PAGAMENTO
1a. – Desconto de 30%
por tempo limitado
no Pix Direto à vista
R$945,00
2a. – Desconto de 25%
por tempo limitado
no Cartão de Crédito à vista ou parcelado
R$1.012,50
3a. – Desconto de 10%
por tempo limitado
no Boleto Parcelado
via PRINCIPIAPAY
Financiamento Estudantil
CERTIFICAÇÃO

certificação a partir de 75% de presença

Giovanna Siqueira
Mestra em Artes da Cena
Giovanna Siqueira é formada atriz pelo Centro Superior de Artes Célia Helena (2011) e em Comunicação Social com habilitação em Cinema pela FAAP (2015). Mestra e Doutoranda em Artes da Cena, na UFRJ, com pesquisa sobre preparação de elenco para o audiovisual. Fez parte do NAC 2017, Núcleo de Artes Cênicas dirigido por Lee Taylor.
Tem cursos de extensão em Método Lee Strasberg/Actors Studio (2015-2020) com Estrela Straus, em Técnica Meisner, e na Escola de Atores Wolf Maya. Estudou também com os preparadores de elenco Fátima Toledo, Christian Duurvoort, Sergio Penna, Luiz Mario Vicente, Tomás Rezende, Frederico Foroni e Adriana Pires, e com os diretores José Eduardo Belmonte, Marco Antônio Rodrigues, Fernando Leal e Luciana Canton.
No teatro, foi dirigida por Lee Taylor, Dagoberto Feliz, Juliana Sanches, Daves Otani e Fernando Nitsch. É protagonista da série “A3“, lançada na Amazon Prime Video e no Now, direção de Beto Ribeiro (2021). Como cineasta, atuou nas áreas de direção, assistência de direção, produção executiva, produção de elenco, roteiro e direção de arte de curtas-metragens independentes e universitários. Desde 2021, dá aulas sobre a história do Sistema Stanislávski, Method Acting e direção de atores.