
Dirigindo Cinema e TV
por Walter Lima Jr.

Cinema e TV é uma atividade que requer ter conhecimento técnico e criativo. Para isso, o curso Dirigindo Cinema e TV ensina aos alunos(as) a desenvolverem um olhar crítico sobre os filmes e séries que assistem.
Com a popularização da internet, cada vez mais pessoas têm acesso a conteúdos audiovisuais. Seja para assistir a um filme ou série, seja para aprender como fazer um vídeo, o audiovisual está presente em nossas vidas.
O módulo teórico poderá ser adquirido separadamente para quem não puder estar presente nas filmagens.
Curso completo
Os(As) estudantes matriculados(as) nos dois módulos poderão ser selecionados(as) para a posição de Diretor(a) e/ou uma posição na equipe de Direção/Produção de um dos curtas-metragens que serão realizados neste trimestre na ABC Cursos de Cinema.
Primeiramente, os(as) estudantes discutirão os roteiros com os(as) roteiristas, depois, elaborarão listas de planos em visita às locações e, por fim, participarão das filmagens. –
As aulas Online ao Vivo serão gravadas e postas à disposição por 48 horas para quem perdê-las. No entanto, apenas a presença nas aulas Online ao Vivo é aceita como frequência para a obtenção do certificado.

por Lucas Caldeira
Os roteiros apresentados durante o curso serão filmados em conjunto com estudantes de outras áreas (Produção, Cinematografia, Arte), usando as Casas Casadas, no Rio de Janeiro, como locação, em cenas internas e externas.
módulo teórico Conteúdo das Aulas | Walter Lima Jr. | h | |
1 | Recebendo e discutindo os Roteiros 1 e 2 | 3 | |
2 | Recebendo e discutindo os Roteiros 3 e 4 | 3 | |
3 | Interpretando e decupando um Roteiro | 2 | |
4 | Entendendo personagens e Escolhendo Atores | 2 | |
5 | Dirigindo Atores | 2 | |
6 | A Relação com a Produção – A Assistência de Direção |
| 2 |
7 | Escolha e fazer do Assistente de Direção | 2 | |
8 | A Relação com a Direção de Arte | 2 | |
9 | A Relação com a Direção de Fotografia | 2 | |
10 | A Importância do Som e Mixagem | 2 | |
11 | A Importância da Edição da Imagem e Colorização | 2 | |
horas do módulo | 24 | ||
módulo prático Conteúdo da Prática | Lucas Caldeira | h | |
Filmagens | 24 | ||
horas do módulo | 24 | ||
horas do curso | 48 |
CURSO COMPLETO
FORMATO
Módulo teórico – 24h – Online ao Vivo
Módulo prático – 24h – Presencial
HORÁRIO
Módulo teórico: Terças e Quintas, de 19:00 às 21:00
Módulo prático: nos fins de semana a partir da agenda de filmagem de cada curta
INÍCIO
Registre seu interesse e lhe avisaremos do início do curso
INVESTIMENTO
R$3.600,00
OPÇÕES DE PAGAMENTO
1 – Pix Direto À vista:
desconto de 30%
por tempo limitado
R$2.520,00
2 – À Vista, Parcelado no Cartão de Crédito ou em 3 vezes no Recorrente:
desconto de 25%
por tempo limitado
R$2.700,00
3 – Desconto de 10%
por tempo limitado
no Boleto Parcelado
via PRINCIPIAPAY
Financiamento Estudantil
MATRÍCULAS
CERTIFICAÇÃO

certificação a partir de 75% de presença
MÓDULO TEÓRICO
FORMATO
Módulo teórico – 24h – Online ao Vivo
HORÁRIO
Módulo teórico: Terças e Quintas, de 19:00 às 21:00
INÍCIO
Registre seu interesse e lhe avisaremos do início do curso
INVESTIMENTO
R$1.800,00
OPÇÕES DE PAGAMENTO
1 – Pix Direto À vista:
desconto de 30%
por tempo limitado
R$1.260,00
2 – À Vista, Parcelado no Cartão de Crédito ou em 3 vezes no Recorrente:
desconto de 25%
por tempo limitado
R$1.350,00
3 – Desconto de 10%
por tempo limitado
no Boleto Parcelado
via PRINCIPIAPAY
Financiamento Estudantil
MATRÍCULAS
CERTIFICAÇÃO

certificação a partir de 75% de presença

Walter Lima Jr.
Diretor Cinematográfico
Jornalista, crítico, cineasta, roteirista, professor, diretor teatral, começou sua carreira no Cinema como assistente de
Adolfo Celi (no inacabado MARAFA) e Glauber Rocha em DEUS E O DIABO NA TERRA DO SOL, do qual também foi corroteirista.
Estreou como diretor cinematográfico em 1965, com MENINO DE ENGENHO, baseado no livro de José Lins do Rego, ganhando todos os prêmios para um filme brasileiro. Nesse mesmo ano, e logo em seguida, realizou BRASIL ANO 2000 (Urso de Prata no Festival de Berlim). Em cinco décadas, dividiu seus trabalhos entre o jornalismo televisivo
(Globo Repórter) e o Cinema (NA BOCA DA NOITE, A LÍRA DO DELÍRIO, JOANA ANGÉLICA, piloto para a série de
televisão nunca realizada O GESTO HISTÓRICO, CHICO REI, INOCÊNCIA, ELE, O BOTO, O MONGE E A FILHA DO CARRASCO, A OSTRA E O VENTO, UM CRIME NOBRE, OS DESAFINADOS e ATRAVÉS DA SOMBRA, entre outros).
É um dos mais premiados diretores cinematográficos brasileiros.

Lucas Caldeira
Diretor Cinematográfico
Lucas Mello Caldeira teve seu início no meio do Cinema muito jovem. Nascido em uma família de artistas e produtores, desde criança frequentava sets de filmagem e escritórios de produção. Sua primeira experiência marcante foi nas filmagens do longa-metragem HISTÓRIAS DE ALICE (2016), em Portugal, quando atuou como figurante e claquete.
Lucas é formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio, 2018), tendo sua monografia, “Direito Autoral no Cinema”, publicada como artigo da Revista da EMARF, em 2017.
Também é formado em Cinema pela UNIFACHA (2021), pela qual participou de diversos curtas universitários, como roteirista, diretor, assistente de direção e editor. O curta do qual foi roteirista, COMO SOBREVIVER À QUARENTENA, foi premiado pelo Festival Internacional de Cinema Escolar de Alvorada, Rio Grande do Sul.
Depoimentos

Rafael Ritto:
Sou muito grato por ter participado do curso, ser instruído por profissionais atuantes no mercado e a forma dinâmica das aulas que nos fazem passar por todos os processos de criação e produção de um filme é sem dúvida encantador. O curso é imprescindível para quem quer atuar no mercado de trabalho!

Luan de Almeida:
Participar deste processo me trouxe uma experiência única que nunca tinha vivido. A ABCCC dá todo o suporte para que possamos vivenciar a construção de um filme desde a ideia até a pós-produção. A prática de um set de filmagem profissional é um ponto singular no processo bem enriquecedor. Sou muito grato a todos os professores e profissionais da escola, pessoas já consagradas no mercado profissional, pela generosidade e paciência.

Lucas Younes:
O curso de Direção Cinematográfica foi de suma importância, principalmente pela questão da profissionalização. Vim de projetos “caseiros” e entender todas as etapas de produção e direção de cena foi muito importante para o mercado.