A Cor no Cinema Digital

por Guto Neto

curso online ao vivo

 Neste módulo de 6 horas, ministrado Online Ao Vivo, o(a) estudante aprenderá os conceitos essenciais para um bom trabalho de cor para o audiovisual, como: a criação de paletas de cor harmoniosas, a influência psicológica das cores nas pessoas, como avaliar e executar referências, equilibrar a cor de câmeras diferentes, etc.

Prático Presencial

Neste módulo prático, ministrados presencialmente,  serão ministrados conhecimentos dos workflows digitais e os novos espaços de cor (REC 2020, REC 2100 e ACES), hoje demandados pela indústria do streaming, ferramentas de correção de cor e exercícios desses métodos avançados.

Nos dois módulos, os alunos utilizarão a versão grátis da plataforma DaVinci Resolve.

Pré-requisito: ter um computador onde possa ser instalado o programa DaVinci Resolve.

As Aulas Online ao Vivo serão gravadas e postas à disposição por 48 horas para quem perdê-las. No entanto, apenas a presença nas aulas Online ao Vivo é aceita como frequência para a obtenção do certificado.

Se matriculando no curso você receberá a Aula Bonus abaixo !

AG COR
 Conteúdo das Aulas h
    
 Módulo teórico – Online ao Vivo  
    
1– Introdução ao Color Grading e à narrativa da cor. 2
 – Diferença entre correção e gradação.  
 – Interface do DaVinci Resolve (página Color).  
 – Scopes: funções e leitura.  
 – Exercício remoto: ajuste básico de exposição e balanço de branco.  
    
2– Correção primária: contraste, pivot, temperatura, saturação. 2
 – Noções de espaço de cor (Rec.709).  
 – Exercício remoto: corrigir cena mal iluminada equilibrando contraste e tons médios.  
    
3– Curvas avançadas (RGB, Hue vs Hue, Hue vs Sat, Hue vs Lum).  
 – Color Warper e aplicações criativas. 2
 – Exercício remoto: alterar seletivamente cores específicas sem afetar pele.  
  horas de teoria6
 Módulo prático – Presencial  
    
4– Correção secundária: Qualifiers e Power Windows.  
 – Tracking e ajustes seletivos (pele, céu, objetos). 2
 – Exercício em sala: correções finas com acompanhamento.  
    
5– Criação de looks cinematográficos. 2
 – Paletas narrativas: quente/frio, saturado/desaturado.  
 – LUTs como ponto de partida.  
 – Exercício em sala: criar dois looks contrastantes para a mesma cena.  
    
6– Fluxo de trabalho: organização da timeline, conformação e exportação. 2
 – Comparação antes/depois.  
 – Apresentação e discussão coletiva dos trabalhos finais.  
 – Exercício final: aplicação de correção + look em cena escolhida.  
  horas de prática6
    
  horas do curso 12

CURSO COMPLETO

FORMATO

12h – Híbrido
 HORÁRIO
Online: Segundas e Quartas – 19:00 às 21:00
Presencial: Sexta (16h às 19h) e Sábado (10h às 13)

INÍCIO

Segunda, 06 de Outubro de 2025

INVESTIMENTO

 R$900,00

OPÇÕES DE PAGAMENTO

1a. – Desconto de 30%
por tempo limitado
no Pix Direto à vista
R$630,00
2a. – Desconto de 25%
por tempo limitado
 no Cartão de Crédito à Vista ou Parcelado.
R$675,00
3a. – Desconto de 10%
por tempo limitado
no Boleto Parcelado
via
PRINCIPIAPAY
Financiamento Estudantil

CERTIFICAÇÃO

Certificado Fazendo Filmes da ABC Cursos de Cinema
certificação a partir de 75% de presença

MÓDULO TEÓRICO

FORMATO

6h – Online ao Vivo
Segundas e Quartas – 19:00 às 21:00

INÍCIO

Segunda, 06 de Outubro de 2025

INVESTIMENTO

 R$450,00

OPÇÕES DE PAGAMENTO

1a. – Desconto de 30%
por tempo limitado
no Pix Direto à vista
R$315,00
2a. – Desconto de 25%
por tempo limitado
 no Cartão de Crédito à Vista ou Parcelado.
R$337,50
3a. – Desconto de 10%
por tempo limitado
no Boleto Parcelado
via
PRINCIPIAPAY
Financiamento Estudantil

CERTIFICAÇÃO

Certificado Fazendo Filmes da ABC Cursos de Cinema
certificação a partir de 75% de presença
Guto Neto

Guto Neto

Editor e Produtor Audiovisual

Criador e diretor da produtora independente Semear Filmes, tendo realizado os filmes: IMPERMANÊNCIA, SEMEAR ESTRELAS, PAPÉIS INVERTIDOS?, TEM GENTE NA FEIRA DE SÃO CRISTÓVÃO, ECO 92, CICLOVIA DA VIDA e BEATRIZ – MÚSICA E POESIA, 2020 – O ANO QUE NÃO COMEÇOU, as peças-filmes PANSPERMIA, LABORATÓRIO CURUMIN, O AVIADOR E O PRÍNCIPE, CASA DE BARRO, ROSARIO, CÉU DE BASQUIAT, o vídeo-dança COVA, produzido durante o período de distanciamento social, em virtude da pandemia de COVID-19, em coautoria com o coreógrafo e performer Marcio Cunha e a Cia de Ballet da Cidade de Niterói.

Com ampla experiência e domínios técnico e conceitual da Linguagem Cinematográfica, de equipamentos de captação de imagens e sons e softwares de pós-produção, Guto Neto é responsável pela pós-produção de todos os projetos que desenvolve.

É Colorista certificado como Training Partner pela Blackmagic Design.

É Pós-graduado em Cinema Documentário e coordena o Curso de Cinema e Audiovisual da UNIFACHA.
Como professor, leciona as disciplinas relacionadas com a história e produção de Documentários – Princípios e Métodos, Produção Documental, Edição e Montagem e Colorimetria. Guto também ministrou módulos de colorimetria na AIC/RJ – Academia Internacional de Cinema e SENAI/FIRJAN. Guto foi supervisor dos laboratórios de Rádio e TV e um dos mentores do Centro de Pesquisa e Produção da UNIFACHA, sendo o coordenador de 2010 a 2019.

Atuou nos movimentos pela democratização dos meios de comunicação de 1986 a 1998, coordenando “TVs de rua” e apoiando projetos audiovisuais nas comunidades da Rocinha, Santa Marta e Chapéu Mangueira. Entre as experiências profissionais de Guto Neto, está a atuação como Editor na Rede Manchete.

Site: https://www.semearfilmes.com
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCs2au8BZ3zS4P31pMM0qAGg 
Instagram: @_semear_filmes