
3 Dias de Confraternização, Networking e Aperfeiçoamento Profissional
Venha encontrar seus parceiros e seu público neste final de ano
Nos dias 13, 14 e 15 de Novembro de 2025, nas Casas Casadas, em Laranjeiras
acesso pela Rua das Laranjeiras, 307 - Estúdio ABC Cursos de Cinema.
O evento é aberto ao público e tem entrada franca, mediante credenciamento por meio deste link: https://lp.egoi.page/7e1Ge3Z9a/encontroabc2025
Será uma excelente oportunidade para encontro da comunidade audiovisual brasileira, com foco na troca de experiências, em debates e na apresentação de novas tecnologias. As mesas acontecerão na Sala 2 do Cine Carioca José Wilker, com capacidade para 60 pessoas e entrada por ordem de chegada. Se houver lotação, até 30 pessoas interessadas poderão assistir às projeções das mesas no anexo da Sala 2.
O evento acontecerá todos os dias das 10h às 19h, a entrada dos credenciados começa às 9h e acaba às 18h. As senhas para as mesas serão distribuídas uma hora antes do início e serão válidas até cada uma delas começar. Depois disso, os lugares vagos serão ocupados por ordem de chegada (30 lugares reservados para sócios ABC, até 10 minutos antes de cada sessão).
O Encontro ABC 2025 reunirá profissionais e estudantes de todas as áreas da criação e produção audiovisual, incluindo:
- Fotografia, som, arte, montagem, efeitos visuais e efeitos sonoros;
- Diretores(as), roteiristas, produtoras (incluindo produtoras/es independentes e de grandes empresas);
- Técnicos(as) e assistentes de câmera, elétrica, maquinária e pós-produção;
- Estudantes de cinema e audiovisual, em busca de aprendizado e networking;
- Representantes da indústria de equipamentos, serviços e tecnologia audiovisual.
Confira, a seguir, a programação prevista:
Quinta-feira, 13 de novembro
10h às 12h – Mesa Diversidade e Inclusão no audiovisual: Princípios, Sonhos e Conquistas da ABC, APAN, APTA e Rede Katahirine
Com Anderson Sérgio, ABC (mediador), Jon Thomaz (APAN), Alice Muniz (Presidenta da APTA) e Suyani Terena (Rede Katahirine)
13h às 15h – Mesa Arte, Figurino e Caracterização (com participação do Coletivo BRADA)
Com Tainá Xavier (mediadora), Tulé Peake, ABC (Diretor de Arte), Bia Salgado (Figurinista), Anna Van Steen (Maquiadora) e Ana Paula Cardoso (Diretora de Arte – Coletivo BRADA)
Sexta-feira, 14 de novembro
10h às 12h – Mesa Cinema e sonho: trajetória de jovens montadores (com participação da edt)
Com Diana Vasconcelos, ABC (apresentadora), Barbara Daniel, edt (mediadora), Marilia Moraes, edt, Lucilio jota, edt e Livia Goulart, edt
13h às 15h – Do 4k ao 17k: Mergulhe na Revolução Cinematográfica da URSA Cine 65mm
Descubra como a nova câmera BlackMagic Design está definindo o conceito de resolução, cor e profundidade no cinema digital
Com Fabio Angelini (Diretor Comercial do Grupo Pinnacle e Embaixador da Blackmagic)
Sábado, 15 de novembro
10h às 12h – Mesa Som, Música Tecnologia e Gênero no Audiovisual
Com Tide Borges, ABC (mediadora), Fabio Carneiro Leão (Supervisão de Som – ABC), Flávia Tygel (Compositora) e Laura Zimmermann (Coletivo SOMA)
13h às 15h – Mesa Controlando a Exposição da Imagem na Monitoração
Uma demonstração prática sobre como o controle da exposição e a monitoração influenciam a construção da imagem e cinematográfica
Com Affonso Beato, ASC, ABC (Diretor de Fotografia) e Guilherme Isidoro (Hollyland)
Além disso, de 13 a 15 de novembro, das 10h às 19h, haverá a Mostra de Equipamentos e Serviços – Hands-on e Filmagem. Nesse espaço de exposição e demonstração, o público poderá conferir as mais recentes tecnologias em câmeras, lentes, iluminação, áudio, pós-produção e serviços para cinema e audiovisual com a participação de diversas empresas do setor.
O Encontro ABC 2025 é realizado pela ABC com o apoio da RioFilme e suporte do Cine Carioca José Wilker e da ABC Cursos de Cinema.

