

Formatando Projetos para Editais do Audiovisual
por Beto Rodrigues
Projetos audiovisuais. Sabe como formatá-los?
Os objetivos deste curso da ABC Cursos de Cinema são:
– Contribuir com a capacitação e aperfeiçoamentos das produtoras de Cinema, TV e Streaming em suas jornadas de montagem de planos financeiros e busca de recursos para a produção de projetos de audiovisual.
– Compreender a diferente dinâmica existente entre projetos realizados com plataformas de streaming, com dinheiro privado e projetos realizados com recursos públicos, de fundos, editais e leis de fomento.
As Aulas Online ao Vivo serão gravadas e postas à disposição por 48 horas para quem perdê-las. No entanto, apenas a presença nas aulas Online ao Vivo é aceita como frequência para a obtenção do certificado.
Se matriculando no curso você receberá a Aula Bonus abaixo !

Conteúdo das Aulas | h | ||
| 1 | O Audiovisual como negócio, riscos e oportunidades | 2 | |
| 2 | Montagem financeira, fontes de financiamento e mitigação de riscos | 2 | |
| 3 | As leis de fomento e a epopeia em levantar recursos, bem como métodos de cruzar fontes | 2 | |
| de financiamento de diferentes origens e naturezas | |||
| 4 | Lei do Audiovisual (Lei 8.685/93), Leis Estaduais de Fomento – regras, vantagens e limitações do uso dos recursos | 2 | |
| 5 | Lei Paulo Gustavo e suas especificidades na produção audiovisual | 2 | |
| 6 | Lei Aldir Blanc 2 – diferentes modos e formatos de produção com potencial de seleção nas linhas desses editais, em nível municipal e estadual. | 2 | |
| 7 | O Fundo Setorial do Audiovisual, a revolução que significou a entrada em cena do Fundo em 2008 | 2 | |
| – diferentes formatos de projetos e linhas de financiamento que o fundo abriga. | |||
| 8 | Critérios e seus respectivos pesos na pontuação dos projetos – estratégias para apresentação e regras de inscrição para projetos. | 2 | |
| 9 | Estratégias na construção e apresentação de projetos: dossiês, bíblias, pitch decks, one sheet | 2 | |
| e outros formatos digitais de defesa e “venda” de projetos. | |||
| 10 | Estratégia de linguagem, o que deve e o que não deve ser dito e escrito – a matriz SOWT nos projetos audiovisuais. | 2 | |
| 11 | Mecanismos de coprodução em território nacional e internacional – o papel e importância das coproduções e legislações | 2 | |
| – mecanismos existentes e acessíveis à produtoras brasileiras – vantagens e impasses frente às diferentes legislações | |||
| 12 | Principais eventos de mercado a serem buscados e estratégias para ter acesso aos mesmos | 2 | |
| a importância da coprodução como estratégia de conquista de outros mercados. | |||
| horas do curso | 24 |
FORMATO
24h – 12 sessões de 2 horas
HORÁRIO
Terças e Quintas – 19:00 às 21:00
INÍCIO
Terça, 13 de Novembro de 2025
INVESTIMENTO
R$1.800,00
OPÇÕES DE PAGAMENTO
1a. – Desconto de 30%
por tempo limitado
no Pix Direto à vista
R$1.260,00
2a. – Desconto de 25%
por tempo limitado
no Cartão de Crédito à vista ou parcelado
R$1.350,00
3a. – Desconto de 10%
por tempo limitado
no Boleto Parcelado
via PRINCIPIAPAY
Financiamento Estudantil
CERTIFICAÇÃO

certificação a partir de 75% de presença

Beto Rodrigues
Produtor Cinematográfico
Graduado em Produção Audiovisual pela Universidade Complutense de Madri. É sócio-diretor da Panda Filmes, produtora e distribuidora audiovisual brasileira. Atua como roteirista, produtor e diretor. Atuou na realização de 21 longas-metragens e sete séries para TV.
Entre seus trabalhos mais recentes como produtor estão os longas: SAÚDE MENTAL NÃO INCLUÍDA, coproduzido com Argentina e México, em pós-produção; TERRA ZERO, sci-fi derivado da série OXIGÊNIO, em fase de pós-produção; OLHA PRA ELAS, documentário em pós-produção; CASA VAZIA, drama social em pós-produção; HUMAN PERSONS, thriller em coprodução com Espanha, Panamá e Colômbia, em pré-lançamento no Brasil; MI MUNDIAL, drama familiar em coprodução com Uruguai e Argentina, entre outros.
Foi professor de realização audiovisual, produção cinematográfica e economia de produção durante 16 anos, na UPF e Unisinos. Atualmente é presidente da Fundação Cinema RS (Fundacine) e membro do Conselho Superior de Cinema.
Encontra-se preparando 3 séries de TV e 4 novos longas-metragens, envolvendo a coprodução com Argentina, Uruguai, Espanha, Portugal, Chile, Peru e Itália.
