Gravando o Som no Audiovisual
por Renan Chaves e Raissa Celina
Neste curso, serão abordados todos os aspectos essenciais da captação de som direto para o audiovisual – para a ficção, documentário ou publicidade.
Assim, serão discutidos, em profundidade, o funcionamento do gravador de som, dos microfones e os acessórios necessários para cada tipo de situação.
Dessa forma, os estudantes aprenderão como fazer visita técnica, como determinar os equipamentos necessários para cada situação, como precificar seu trabalho, como preparar e montar os equipamentos, como se organizar para o dia da filmagem e, também, como fazer a captação em si e como entregar o material gravado para a pós-produção.
A captação de som direto, muitas vezes, é negligenciada, como bem se sabe.
No entanto, um bom som direto é fundamental para que se tenha um bom produto audiovisual.
Neste curso, os estudantes terão a oportunidade de melhorar a qualidade de suas obras, sejam eles já envolvidos com os departamentos de som, sejam eles oriundos dos demais departamentos ou mesmo iniciantes.
As Aulas Online ao Vivo serão gravadas e postas à disposição por 48 horas para quem perdê-las. No entanto, apenas a presença nas aulas Online ao Vivo é aceita como frequência para a obtenção do certificado.
O curso está organizado em 2 módulos: módulo teórico e módulo prático.
O módulo teórico é oferecido em aulas Online ao Vivo e o módulo prático presencial, quando os estudantes terão o conhecimento prático dos equipamentos no set de filmagem de um dos cinco curtas-metragens produzidos pelo Programa FAZENDO FILMES PRO da ABCCC.
Datas das filmagens:
Filmagem curta 1 – Sábado, 15 de março
Filmagem curta 2 – Sábado, 22 de março
Filmagem curta 3 – Sábado, 29 de março
Filmagem curta 4 – Sábado, 05 de abril
Filmagem curta 5 – Sábado, 12 de abril
Conteúdo das Aulas | h | ||
1 | Funcionalidades, especificidades e configurações do gravador de som | 2 | |
2 | Montagem e preparação dos microfones, cabos e sistemas sem fio | 2 | |
3 | Técnicas de microfonação e colocação de lapelas e acessórios | 2 | |
4 | A visita técnica, análise de roteiro, shot list | 2 | |
5 | Gravação, monitoração, boletim de som e entrega do material bruto | 2 | |
6 | A equipe de som direto na dinâmica do set de filmagem | 2 | |
módulo téorico | 12 | ||
1 | Apresentação dos Equipamentos de Som que serão utilizados no Set | 1 | |
2 | Configurações do Gravador e Microfones de Lapela: Personalizando o Som para a filmagem; | 1 | |
3 | Exercícios práticos de microfonação: Boom e Lapelas; | 1 | |
4 | A produção do Boletim de Som no Set | 1 | |
5 | Participação na Gravação de um Curta-Metragem da ABCCC | 8 | |
módulo prático | 12 | ||
curso completo | 24 |
CURSO COMPLETO
FORMATO
Híbrido – 24h
HORÁRIO
Módulo Teórico
Online ao Vivo
Quartas e Sextas – 18:00 às 20:00
Módulo Prático
Presencial
Em um Sábado, conforme agenda de filmagens
INÍCIO
Quarta, 12 de fevereiro de 2025
INVESTIMENTO
R$1.800,00
OPÇÕES DE PAGAMENTO
1a. – Desconto de 30%
por tempo limitado
no Pix Direto à vista
R$1.260,00
2a. – Desconto de 25%
por tempo limitado
no Cartão de Crédito à vista ou parcelado
R$1.350,00
3a. – Desconto de 10%
por tempo limitado
no Boleto Parcelado
via PRINCIPIAPAY
Financiamento Estudantil
CERTIFICAÇÃO
certificação a partir de 75% de presença
MÓDULO TEÓRICO
FORMATO
Online ao Vivo – 12h
HORÁRIO
Quartas e Sextas – 18:00 às 20:00
INÍCIO
Quarta, 12 de fevereiro de 2025
INVESTIMENTO
R$900,00
OPÇÕES DE PAGAMENTO
1a. – Desconto de 30%
por tempo limitado
no Pix Direto à vista
R$630,00
2a. – Desconto de 25%
por tempo limitado
no Cartão de Crédito à vista ou parcelado
R$675,00
3a. – Desconto de 10%
por tempo limitado
no Boleto Parcelado
via PRINCIPIAPAY
Financiamento Estudantil
CERTIFICAÇÃO
certificação a partir de 75% de presença
Renan Chaves
Técnico de Som Direto
É doutor e mestre em Som para Cinema e bacharel em Música pela Unicamp. Foi pesquisador-artista convidado na Indiana University (The Media School) e no Center for Documentary Research and Practice, nos Estados Unidos, e na Monash University (Arts Research Graduate School, Faculty of Arts), na Austrália. Também, estudou Som e Música na Universidad Nacional del Litoral, na Argentina.
É membro do Centro de Pesquisa em Cinema Documentário da Unicamp (CEPECIDOC) e do Grupo de Pesquisa em Música e Sound Design aplicados à Dramaturgia.
Atua na área de som e música para o audiovisual desde 2010, com experiência em todos os principais departamentos: som direto, edição de som/sound design, trilha musical, ADR, Foley e mixagem.
Realizou o longa-metragem DEUS AINDA É BRASILEIRO, do consagrado diretor Cacá Diegues.
Trabalhou no Departamento de Som da Lime Pictures, em Liverpool. Participou da prestigiada série televisiva Hollyoaks.
Raissa Celina
Técnica em Som Direto
É indígena (etnia Guajajara).
Doutora em Ciências Ambientais (UERJ, 2022) com ênfase em racismo estrutural, conflitos territoriais, economia ambiental e análise de dados estatísticos.
É roteirista e técnica de som direto, sob o DRT n°0005422/RJ.
É educadora social, pesquisadora e realizadora de documentários etnográficos.
Foi idealizadora e diretora-geral do projeto social La Bohème (2016 – 2020).
É diretora administrativo-financeira do projeto social da Associação Musical Favela Brass (2020 — atual). Produções cinematográficas: DE DENTRO DO MANGUE (2019 – roteiro/direção), premiado no festival II Mostra Aquilombando Cenas, I Mostra AfroMar, novembro de 2021; PULSO (2021 – roteiro), selecionado no 16º Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul.
Depoimentos
“O curso “Gravando o som no audiovisual” ministrado por Renan Chaves foi extremamente proveitoso e elucidativo.
Pudemos explorar através de exercícios propostos o ouvir de uma forma apurada e cuidadosa, levando a entendimentos profundos, para além da técnica. A preocupação em alinhar as expectativas de cada participante para que, ao longo do curso, os objetivos individuais e coletivos fossem alcançados, tornou o ambiente rico e diverso, uma vez que pudemos explorar por diversos ângulos e abordagens questões técnicas.
O material compartilhado foi muito bem organizado e servirá para futuras consultas.” – Maitê Ramos