Conversações sobre a História do Cinema
por Walter Lima Jr.
O Cinema é uma das formas de arte mais populares do mundo e, por isso, é importante conhecer a sua história.
A História do Cinema é uma das mais ricas e interessantes da humanidade. E é justamente pensando nisso que a ABCCC está promovendo o curso Conversações sobre a História do Cinema.
Durante o curso, os participantes terão a oportunidade de explorar os principais filmes e diretores da História do Cinema Mundial, além de discutir questões como a importância do Cinema para a Arte, Cultura e Sociedade.
Este é um curso importante para qualquer profissional da área de cinema, produção e roteirização, mas também é relevante para quem deseja ter uma noção geral sobre a História do Cinema.
Faça este curso e aprenda sobre os principais filmes e diretores da História do Cinema!
As Aulas Online ao Vivo serão gravadas e postas à disposição por 48 horas para quem perdê-las. No entanto, apenas a presença nas aulas Online ao Vivo é aceita como frequência para a obtenção do certificado.
CONVERSAÇÕES SOBRE A HISTÓRIA DO CINEMA MUNDIAL | Walter Lima Jr. | h | |
1 | Da Invenção histórica do Cinema um anexo do cinema de Invenção, que vai da experiência formal (avant-garde) | 2 | |
até o cinema “expontâneo” (cinema novo incluso). | |||
2 | O Cinema do Real. Dziga Vertov….Flaherty e o nascer do documentário. O doc.ingles e o doc.de guerra. A revolução no equipamento. | 2 | |
3 | A Luz como linguagem e a direção de arte. O expressionismo alemão e sua influência no quadro cinematográfico | 2 | |
e no cinema industrial (em Hollywood e nas Américas em geral). | |||
4 | A Montagem e o ritmo (a experiência russa com Eisenstein, Dovjenko e Pudovkin). A herança de Griffith, Stroheim e o cinema sueco primitivo. | 2 | |
5 | O Cinema do real gerado no após guerra: o neo-realismo italiano e a quebra do cinema de estúdio. O cinema japonês e a experiência indiana | 2 | |
Exemplos do cinema latino-americano , (México, Argentina, Brasil) e do Oriente-Médio. O cinema de Autor. | |||
6 | O Enlace do documentário com a ficção. A proximidade com a televisão e a retomada do seriado: o novo espectador. | 2 | |
O Cinema-Evento em lugar do Cinema de Rua. Caminhos: o cinema ao seu alcance. | |||
horas do curso | 12 |
FORMATO
Online ao Vivo – 12h
HORÁRIO
Quartas – 19:00 às 21:00
INÍCIO
Quarta, 16 de abril de 2025
INVESTIMENTO
R$720,00
OPÇÕES DE PAGAMENTO
1a. – Desconto de 30%
por tempo limitado
no Pix Direto à vista
R$504,00
2a. – Desconto de 25%
por tempo limitado
no Cartão de Crédito à vista ou parcelado
R$540,00
3a. – Desconto de 10%
por tempo limitado
no Boleto Parcelado
via PRINCIPIAPAY
Financiamento Estudantil
CERTIFICAÇÃO
certificação a partir de 75% de presença
Walter Lima Jr.
Diretor Cinematográfico
Jornalista, crítico, cineasta, roteirista, professor, diretor teatral, começou sua carreira no Cinema como assistente de Adolfo Celi (no inacabado MARAFA) e Glauber Rocha em DEUS E O DIABO NA TERRA DO SOL, onde também foi corroteirista.
Estreou como diretor cinematográfico em 1965, com MENINO DE ENGENHO, baseado no livro de José Lins do Rego, ganhando todos os prêmios para um filme brasileiro. Nesse mesmo ano, e logo em seguida, realizou BRASIL ANO 2000 (Urso de Prata no Festival de Berlim). Em cinco décadas, dividiu seus trabalhos entre o jornalismo televisivo (Globo Repórter) e o Cinema (NA BOCA DA NOITE, A LÍRA DO DELÍRIO, JOANA ANGÉLICA, piloto para a série de televisão nunca realizada, O GESTO HISTÓRICO, CHICO REI, INOCÊNCIA, ELE, O BOTO, O MONGE E A FILHA DO CARRASCO, A OSTRA E O VENTO, UM CRIME NOBRE, OS DESAFINADOS, e ATRAVÉS DA SOMBRA, entre outros).
É um dos mais premiados diretores cinematográficos brasileiros.