HISTÓRIA DO CINEMA MUNDIAL

por Márcio Melges

A intenção do curso História do Cinema Mundial é apresentar ao aluno um panorama do cinema mundial através dos seus principais movimentos e realizadores. Dos primórdios do cinema – no final do século XIX – até a formalização da linguagem cinematográfica em 1915 e sua consolidação com o Cinema Clássico de Hollywood dos anos 30 aos 60, sem deixar de passar pelas vanguardas contestadoras dessa linguagem já nos anos 20, chegando então aos principais cinemas modernos do mundo. Por fim, serão apresentadas cinematografias e tendências do cinema contemporâneo, completando assim a trajetória do cinema e suas fases: muda, sonora e digital.

CONTEÚDO DO CURSO

 HISTÓRIA DO CINEMA MUNDIALMárcio Melgesh
    
  Cinema dos Primórdios (1895-1915)  
1Os pioneiros e a linguagem cinematográfica  2
 Vanguardas Históricas (anos 20)  
2Expressionismo Alemão e Impressionismo Francês 2
3Construtivismo Soviético e Surrealismo 2
 Cinema Clássico Hollywoodiano (dos anos 30 aos 60)  
4Cinema Clássico Narrativo Americano  2
 Cinema Moderno (1945-1980)  
5Neorrealismo e Nouvelle Vague 2
6Documentário Moderno e Cinema Novo Brasileiro 2
7Nouvelle Vague Tcheca e Cinema Novo Alemão 2
 Cinema Contemporâneo (anos 70 aos dias de hoje)  
8Nova Hollywood 2
9Cinema Pós-Moderno 2
10New Queer Cinema 2
11Novo Cinema Iraniano e Cinema Sul Coreano 2
12Cinema Digital 2
    
  horas do curso24

Márcio Melges

Professor de História do Cinema

Márcio Melges é bacharel em Comunicação / Cinema pela UFF (2000) e pós-graduado em ensino pela UNESA. Foi coordenador de Produção e professor do Curso de Cinema da UNESA e Professor Substituto na UFF, ministrando cursos também na UVA e FACHA.

Dirigiu e produziu os curtas-metragens “Oi Laura, Oi Luís! (1996), “São Cristóvão, 7 da Manhã” (2007) e “Transitoriedade” (2010), bem como os videoclipes “Mobile” (2010) com Marcelo Bonfá e “Rolo Compressor” (2013) com Érika Martins. Trabalhou na área de produção e direção em 20 curtas, 7 longas, e em programas da MTV, da TVE, do Multishow, do Canal Brasil, da MultiRio e da Rede Globo. É colecionador de filmes em 16mm, promovendo e participando de eventos, mostras e atividades cineclubistas. Em 2014, produziu a Mostra O Cinema de Jiri Menzel na Caixa Cultural e fez fotografia e som de 4 documentários (Mini Docs Artistas Plásticos) para o canal Woohoo. Atualmente, vem produzindo e dirigindo longas documentais sobre músicos e outros temas. Nos últimos anos, tem feito treinamentos (Linguagem Audiovisual e História do Cinema Mundial) no PROJAC.

FORMATO

Online ao Vivo –  12 sessões de 2 horas

Horário  : Terças e Quintas das 18:00h às 20:00h

Número máximo de participantes : 15

Início : 5 de Novembro de 2020

INVESTIMENTO

 valor: 3 x R$ 264,00 

Teams2

Plataforma Microsoft Teams Educacional

Nossos Cursos Online Ao Vivo serão realizados na plataforma Microsoft TEAMS Educacional totalmente gratuita, que combina videoconferências e organiza arquivos e outros recursos como numa sala de aula.
O Microsoft TEAMS Educacional é hoje usado em cerca 138mil instituições de ensino no mundo e seu uso aumentou em 894% de janeiro para junho de 2020.
Ao se matricular você receberá instruções para o download e login e senha para seu uso.Nosso suporte técnico estará disponível para você desde a instalação do Microsoft TEAMS até sua entrada em seu curso escolhido.