Olhar, Ver, Gravar

curso online ao vivo

por Carlos Ebert, ABC


O que acontece por trás dos seus olhos, na sua mente, nos momentos que antecedem posicionar a câmera, enquadrar, focar, expor e gravar?

Tentando responder aos múltiplos aspectos envolvidos nessa questão, iremos percorrer a fisiologia da visão, a percepção e a cognição visual, e antes disso, a óptica física e geométrica, examinando as interações da luz visível com a matéria antes mesmo dela atingir a retina.

Da retina ao sensor da câmera, inúmeras decisões são tomadas – muitas delas sem que percebamos todas as motivações a elas associadas. Tornar o processo consciente, longe de inibir a criatividade, alimenta-la com conhecimentos que a ampliam por abarcarem outros campos do conhecimento que até então permaneciam fora do processo criativo.

Olhar, Ver, Gravar, oferece uma abordagem multidisciplinar única, que pretende modificar a forma com que você se expressa visualmente, através das imagens em movimento.  Dois dias de teoria e prática que permanecerão como referência para todos aqueles que lidam com o audiovisual na atualidade em todos os seus suportes e mídias. 

Pré-requisito: ter computador para participar das aulas.

As Aulas Online ao Vivo serão gravadas e postas à disposição por 48 horas para quem perdê-las. No entanto, apenas a presença nas aulas Online ao Vivo é aceita como frequência para a obtenção do certificado.

Conteúdo do Curso

 OLHAR, VER, GRAVARCarlos Ebert, ABCh
1O espectro eletromagnético 2
2Luz visível e suas interações com a matéria 2
3O entendimento da realidade pelo sentido da visão 2
4O aparato da visão em humanos 2
5Características da visão humana e em outras espécies 2
6Visão fotópica e escotópica, Acuidade Visual 2
7Movimentos sacádicos 2
8Percepção e cognição visuais: Nascemos olhando, mas aprendemos a ver 2
9As duas vias da visão. Ambiguidades e Ilusões ópticas 2
10Tendência a percepção tridimensional 2
11Emprestando significados ao que vemos 2
12A Qualia como conceito na visão 2
    
    
    
  horas do curso24

FORMATO

24h – 12 sessões de 2 horas

HORÁRIO

 Terças e Quintas – 19:00 às 21:00

INÍCIO

 Registre seu interesse e lhe avisaremos do início do curso

INVESTIMENTO

 R$1.440,00

OPÇÕES DE PAGAMENTO

1a. – Desconto de 30%
por tempo limitado
no Pix Direto à vista
R$1.008,00
2a. – Desconto de 25%
por tempo limitado
 no Cartão de Crédito à vista ou parcelado 
R$1.080,00
3a. – Desconto de 10%
por tempo limitado
no Boleto Parcelado
via
PRINCIPIAPAY
Financiamento Estudantil

CERTIFICAÇÃO

Certificado Fazendo Filmes da ABC Cursos de Cinema
certificação a partir de 75% de presença
foto-ebert0-extra

Carlos Ebert, ABC

Diretor de Fotografia

Estudou Arquitetura na Universidade Federal do Rio de Janeiro e Cinema na Escola Superior de Cinema São Luiz, em São Paulo. É Diretor e Fotógrafo de Cinema, Televisão e Publicidade.

No final dos anos 60, participou do cinema marginal e foi câmera e diretor de fotografia de um dos filmes mais significativos do movimento, “O Bandido da Luz Vermelha” de Rogério Sganzerla. Também dirigiu “República da Traição” e fez a fotografia do “O Rei da Vela” de José Celso Martinez Corrêa e Noilton Nunes, e “” de Ricardo Dias. Para a televisão, trabalhou em “O Povo Brasileiro”, ganhador do Grande Prêmio Cinema Brasil de TV em 2001.

Em 2003, recebeu o prêmio de Melhor Fotografia no Festival de Gramado pelo curta-metragem “Carolina”, de Jeferson De. Trabalhou nos documentários “Dia da Graça”, de Thiago Mendonça e Maira Buller, “Do Luto à Luta”, de Evaldo Mocarzel, e “Vlado – 30 Anos Depois”, de João Batista de Andrade. Em 2007, fez a direção de fotografia do filme “A Ilha do Terrível Rapaterra”, de Ariane Porto e, em 2008, do documentário “Um Homem de Moral, de Ricardo Dias. Mais recentemente fotografou as séries O Colorido Mundo de Dalton e Superfamília, além do longa Passagem Secreta de Rodrigo Grota.

Vem se dedicando ao ensino da cinematografia nos últimos 15 anos, tendo lecionado na Academia Internacional de Cinema SP, na Pós graduação em documentário da FGV, ECA-USP e em cursos livres na Quanta SP.