Olhar, Ver, Gravar
por Carlos Ebert, ABC
O que acontece por trás dos seus olhos, na sua mente, nos momentos que antecedem posicionar a câmera, enquadrar, focar, expor e gravar?
Tentando responder aos múltiplos aspectos envolvidos nessa questão, iremos percorrer a fisiologia da visão, a percepção e a cognição visual, e antes disso, a óptica física e geométrica, examinando as interações da luz visível com a matéria antes mesmo dela atingir a retina.
Da retina ao sensor da câmera, inúmeras decisões são tomadas – muitas delas sem que percebamos todas as motivações a elas associadas. Tornar o processo consciente, longe de inibir a criatividade, alimenta-la com conhecimentos que a ampliam por abarcarem outros campos do conhecimento que até então permaneciam fora do processo criativo.
Olhar, Ver, Gravar, oferece uma abordagem multidisciplinar única, que pretende modificar a forma com que você se expressa visualmente, através das imagens em movimento. Dois dias de teoria e prática que permanecerão como referência para todos aqueles que lidam com o audiovisual na atualidade em todos os seus suportes e mídias.
Pré-requisito: ter computador para participar das aulas.
As Aulas Online ao Vivo serão gravadas e postas à disposição por 48 horas para quem perdê-las. No entanto, apenas a presença nas aulas Online ao Vivo é aceita como frequência para a obtenção do certificado.
Conteúdo do Curso
OLHAR, VER, GRAVAR | Carlos Ebert, ABC | h | |
1 | O espectro eletromagnético | 2 | |
2 | Luz visível e suas interações com a matéria | 2 | |
3 | O entendimento da realidade pelo sentido da visão | 2 | |
4 | O aparato da visão em humanos | 2 | |
5 | Características da visão humana e em outras espécies | 2 | |
6 | Visão fotópica e escotópica, Acuidade Visual | 2 | |
7 | Movimentos sacádicos | 2 | |
8 | Percepção e cognição visuais: Nascemos olhando, mas aprendemos a ver | 2 | |
9 | As duas vias da visão. Ambiguidades e Ilusões ópticas | 2 | |
10 | Tendência a percepção tridimensional | 2 | |
11 | Emprestando significados ao que vemos | 2 | |
12 | A Qualia como conceito na visão | 2 | |
horas do curso | 24 |
FORMATO
Online ao Vivo – 24h – 12 sessões de 2 horas
Horário : Terças e Quintas das 19:00h às 21:00h
Número máximo de participantes : 15
Ínicio: EM BREVE
INVESTIMENTO
À Vista: R$ 960,00 ou 6x R$160,00
ou em mais parcelas conforme seu cartão de crédito
* Descontos Fixos não cumulativos
CERTIFICADO
Carlos Ebert, ABC
Diretor de Fotografia
Estudou Arquitetura na Universidade Federal do Rio de Janeiro e Cinema na Escola Superior de Cinema São Luiz, em São Paulo. É Diretor e Fotógrafo de cinema, televisão e publicidade.
No final dos anos 60, participou do cinema marginal e foi câmera e diretor de fotografia de um dos filmes mais significativos do movimento, “O Bandido da Luz Vermelha” de Rogério Sganzerla. Também dirigiu “República da Traição” e fez a fotografia do “O Rei da Vela” de José Celso Martinez Corrêa e Noilton Nunes, e “Fé” de Ricardo Dias. Para a televisão trabalhou em “O Povo Brasileiro”, ganhador do Grande Prêmio Cinema Brasil de TV em 2001.
Em 2003 recebeu o prêmio de Melhor Fotografia no Festival de Gramado pelo curta-metragem “Carolina”, de Jeferson De. Trabalhou nos documentários “Dia da Graça” de Thiago Mendonça e Maira Buller, “Do Luto à Luta” de Evaldo Mocarzel, e “Vlado – 30 Anos Depois” de João Batista de Andrade. Em 2007, fez a direção de fotografia do filme “A Ilha do Terrível Rapaterra” de Ariane Porto e em 2008 do documentário “Um Homem de Moral de Ricardo Dias. Mais recentemente fotografou as séries O Colorido Mundo de Dalton e Superfamília, além do longa Passagem Secreta de Rodrigo Grota.
Vem se dedicando ao ensino da cinematografia nos últimos 15 anos, tendo lecionado na Academia Internacional de Cinema SP, na Pós graduação em documentário da FGV, ECA-USP e em cursos livres na Quanta SP.