OLHAR, VER, GRAVAR
por Carlos Ebert, ABC
O que acontece por trás dos seus olhos, na sua mente, nos momentos que antecedem posicionar a câmera, enquadrar, focar, expor e gravar?
Tentando responder aos múltiplos aspectos envolvidos nessa questão, iremos percorrer a fisiologia da visão, a percepção e a cognição visual, e antes disso, a óptica física e geométrica, examinando as interações da luz visível com a matéria antes mesmo dela atingir a retina.
Da retina ao sensor da câmera, inúmeras decisões são tomadas – muitas delas sem que percebamos todas as motivações a elas associadas. Tornar o processo consciente, longe de inibir a criatividade, alimenta-la com conhecimentos que a ampliam por abarcarem outros campos do conhecimento que até então permaneciam fora do processo criativo.
Olhar, Ver, Gravar, oferece uma abordagem multidisciplinar única, que pretende modificar a forma com que você se expressa visualmente, através das imagens em movimento. Dois dias de teoria e prática que permanecerão como referência para todos aqueles que lidam com o audiovisual na atualidade em todos os seus suportes e mídias. ( 24hs )