TÉCNICAS DE OPERAÇÃO DE CÂMERA

por Fabrício Tadeu

O curso elenca algumas das principais evoluções tecnológicas acerca da operação e do movimento de câmera para contextualizá-las em seus momentos históricos e relacioná-las com os movimentos do Cinema e do Audiovisual de suas épocas.
 
As aulas práticas serão sempre acompanhadas de exercícios com equipamentos e ilustradas com cenas de filmes de variados gêneros, idades e origens.

CONTEÚDO DO CURSO

 TÉCNICAS DE OPERAÇÃO DE CAMÊRAFabrício Tadeuh
1O Quadro fixo como origem de tudo e os primeiros cinematógrafos. 4
 A composição da imagem na construção da linguagem.  
    
2A Invenção do travelling e os primeiros movimentos de câmera. 4
 O advento do cinema sonoro e as novas dimensões do enquadramento.  
    
3Grua e câmera na mão: o “antes” e o “depois” dos avanços tecnológicos das duas grandes guerras. 4
 Os cinemas novos e a era da câmera na mão.  
    
4O surgimento do steadicam: a integridade do tempo de uma ação  e a imagem subjetiva em movimento 4
 inseridas na linguagem clássica narrativa.  
 As participações do foquista e do maquinista na operação da câmera.  
    
5A atuação de cabeças remotas, estabilizadores de câmera e drones na linguagem cinematográfica contemporânea. 4
 O celular, a realidade virtual, a internet e o cinema 3D: para onde caminha o audiovisual.  
    
6Iniciação prática em operação de câmera: elaboração de movimentos em steadicam,  4
 travellings e gruas com cabeças remotas a serem operados pelos próprios alunos.  
  horas do curso24
Fab 3

Fabríco Tadeu

Operador de Camêra

Como Operador de Câmera ­– e especialista na operação de equipamentos como steadicam, cabeças remotas e similares – atuou em filmes como CIDADE DE DEUS, TRASH, TARTARUGAS NINJA: FORA DAS SOMBRAS, O TEMPO E O VENTO, BINGO: O REI DAS MANHÃS, TROPA DE ELITE 2, BRUNA SURFISTINHA, FLORES RARAS, OS MERCENÁRIOS, MALASARTES E O DUELO COM A MORTE, UNICÓRNIO, LEGALIZE JÁ, FAROESTE CABOCLO, MEU PÉ DE LARANJA LIMA, A MULHER INVISÍVEL, ÚLTIMA PARADA 174, MEU TIO MATOU UM CARA, A DONA DA HISTÓRIA, DESMUNDO, entre muitos outros.

Como Diretor de Fotografia assina os longas-metragens O MATADOR (melhor fotografia em Gramado 2017) NOITES DE REIS, STROVENGAH, PRAÇA SAENS PENA, B1 – TENÓRIO EM PEQUIM” e outros quatro projetos em fase de finalização.

Em coautoria, também assina a Direção de Fotografia de AQUARIUS (mostra competitiva em Cannes 2016), O SOM AO REDOR (melhor filme em Rotterdam 2012 e dezenas de outros prêmios) e as recentes telenovelas AMOR DE MÃE e O OUTRO LADO DO PARAÍSO.

FORMATO

Intensivo Presencial com 6 sessões de 4 horas – 24h

Horário de Segundas a Sábado  das 14:00 às 18:00

Número máximo de participantes : 20

de 1 a 6  de Fevereiro de 2021

INVESTIMENTO

À Vista:  R$ 720,00 parcelado em até 10x