

A ABC Cursos de Cinema inaugura a Tecnologia TILTA KHRONOS
ABCCC inaugura a Tecnologia TILTA KHRONOS nas filmagens de seus curta metragens e seuscursos práticos.
Cursos de Cinema – Formação e Apereiçoamanto Profissional no Audiovisual.
por Affonso Beato, ASC, ABC
Objetivo:
O(A) Diretor(a) de Fotografia como artista vive num constante dilema em seu trabalho operacional entre a criação estética e as aplicações tecnológicas. O curso A Estética na Cinematografia da ABC Cursos de Cinema se concentra na primeira.
Metodologia:
Para isso, apresento como guia de conteúdo o método Análise da Imagem Cinematográfica, desenvolvido por mim, nos meus 15 anos de Ensino no ArtCenter College of Design, usado tanto para a criação de imagens quanto para a interpretação de trabalhos existentes. Para tal, usaremos como exemplo uma seleção de 24 títulos de longas-metragens cujas cinematografias foram consagradas. Usaremos esses títulos para os(as) estudantes exercitarem o Método de Análise.
Pré-requisito: ter computador para participar das aulas.
As Aulas Online ao Vivo serão gravadas e postas à disposição por 48 horas para quem perdê-las. No entanto, apenas a presença nas aulas Online ao Vivo é aceita como frequência para a obtenção do certificado.
Se matriculando no programa você receberá a Aula Bônus abaixo!
Conteúdo das Aulas | h | ||
1 | Apresentação do Método de Análise da Imagem Cinematográfica | 2 | |
Como vemos os filmes – forma sintética – Gestalt e forma analítica com os 13 Elementos de Cinematografia | |||
12 Filmes relacionados com os 13 Elementos de Cinematografia | |||
Percepção Humana x Percepção das Câmeras – Estética e Arte – definições filosóficas | |||
2 | FORMATO DA TELA – APOCALYPSE NOW | 1 | |
3 | O PLANO – ENTER THE VOID | 1 | |
4 | CONTRASTE – SEVEN | 1 | |
5 | COR – AMELIE POULAN | 1 | |
6 | FOCO – PROFUNDIDADE DE FOCO – CITIZEN KANE | 1 | |
7 | ILUMINAÇÃO – BLADDER RUNNER | 1 | |
8 | EFEITOS VISUAIS VFX – 2001 A SPACE ODISSEY | 1 | |
9 | COMPOSIÇÃO – IDA | 1 | |
10 | MOVIMENTO – 1917 | 1 | |
11 | LOOK – A Cinematografia Contemporânea – Roger Deakins – Emmanuel Lubezki | 1 | |
Roger Deakins, ASC,BSC – THE MAN WHO WASN’T THERE – OH, BROTHER, WHERE ART THOU – 1917 | |||
Emmanuel Lubezki, ASC, AMC – Y TU MAMÁ TAMBIÉN – CHILDREN OF MEN – GRAVITY – THE REVENANT | |||
Hoyte van Hoytema, ASC, NSC – THINKER TAYLOR SOLDIER SPY – HER – OPPENHEIMER | |||
horas do curso | 12 |
Pertence à AMPAS – Academy of Motion Picture Arts and Sciences (Oscars), à ASC – American Society of Cinematographers, à ABC – Associação Brasileira de Cinematografia, da qual foi Fundador e Presidente e, nos últimos 13 anos, vem lecionando Cinematografia no Art Center College of Design in Pasadena, CA, onde é Professor Adjunto, reconhecido por Honoris Causa.
Em 2018, foi considerado pela Revista Variety como um dos 10 melhores Instrutores de Cinema dos EUA: https://variety.com/gallery/best-teachers-in-entertainment-film-tv/beato/
Foi Diretor de Assuntos Culturais da extinta EMBRAFILME e primeiro Presidente da extinta Fundação do Cinema Brasileiro.
Como Diretor de Fotografia, trabalhou com Diretores aclamados e premiados internacionalmente como: Pedro Almodóvar – TUDO SOBRE MINHA MÃE, Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, Stephen Frears – A RAINHA, Mike Newell, O AMOR NOS TEMPOS DO CÓLERA, Walter Salles Jr. – ÁGUA NEGRA, Carlos Diegues – DEUS É BRASILEIRO e Glauber Rocha – O DRAGÃO DA MALDADE CONTRA O SANTO GUERREIRO, entre outros 53 longas-metragens.
ABCCC inaugura a Tecnologia TILTA KHRONOS nas filmagens de seus curta metragens e seuscursos práticos.
História da Tecnologia Cinematográfica parte 7 – é o últimos dos posts que analizaram a evolução dos equipamentos e processos cinematográficos.
História da Tecnologia Cinematográfica parte 6 – é um dos posts que analisam semanalmente a evolução dos equipamentos e processos cinematográficos.
História da Tecnologia Cinematográfica parte 5 – é um dos posts que analisam semanalmente a evolução dos equipamentos e processos cinematográficos.
História da Tecnologia Cinematográfica parte 3 – é um dos posts que analisam a evolução dos equipamentos e processos analógicos e digitais.
História da Tecnologia Cinematográfica parte 3 – é um dos posts que analisam a evolução dos equipamentos e processos analógicos e digitais.