A PRODUÇÃO AUDIOVISUAL

por Beto Rodrigues

Curso para formação de produtores capacitados em uma
indústria que não para de crescer

Vivemos uma completa transformação no hábito de consumir produtos audiovisuais. A clássica indústria do cinema, que teve seu ponto de partida a mais de 120 anos e que passou por diferentes tipos de composição no celuloide, não só definitivamente cedeu lugar a era digital, como seus produtos sequer dependem mais de suportes físicos para serem distribuídos.

Nesse novo cenário, mesmo que a exibição em salas de cinema ainda tenha uma importância significativa, a imposição crescente do sistema de streaming vem transformando o perfil do espectador, de receptor passivo a espectador interativo. A gama de produtos oferecidos se torna cada vez mais customizada e marcada pela predominância crescente do VoD.

Quais são os grandes desafios para a produção de conteúdos audiovisuais neste redesenho de sua cadeia produtiva? Onde inclusive uma parte dos então consumidores, se tornam também realizadores de conteúdo? Este curso virtual aborda de maneira sucinta a evolução da indústria cinematográfica e audiovisual, do ponto de vista da produção, até os dias atuais. Mas também aborda de forma prática e objetiva o vasto campo de oportunidades que o mercado nacional e internacional oferecem, com aulas teóricas e exercícios práticos de montagem de planos financeiros e apresentação de projetos, abordando os diferentes formatos de financiamento, fundos e leis de fomento, no Brasil bem como as estratégias de coprodução internacional, que estão ao alcance de quem quer produzir filmes, séries e programas seriados.

CONTEÚDO DO CURSO

  PRODUÇÃO AUDIOVISUAL Beto Rodrigues h
1  O Papel e as funções do Produtor Audiovisual  – O papel do produtor Criativo   2
2 A trajetória de Produção do Cinema e Audiovisual brasileiros; a relação com o estado e a produção privada   2
3 O mercado audiovisual no Brasil e no mundo: estratégias de colocação local e global
  2
4 Leis de fomento e fundos no Brasil e no mundo: estratégias de coprodução   2
5 O FSA e seus desafios: exemplos de caso e entrelaçamento com outras fontes de financiamento   2
6 O surgimento e a consolidação das plataformas de VoD:  linhas de catálogo, modelos de negócio e estudo de casos   2
7 Plano de Negócios, plano financeiro, planejamento de desembolso e plano de produção, com exemplo de casos   2
8 A apresentação de projetos, Bíblias e decks: modelos e estratégias de apresentação de pitching   2
       
    horas do curso 16

FORMATO

16h – Online ao Vivo –  8 sessões de 2 horas

Horário  : Terças e Quintas das 20h às 22h – Início  24 de Novembro

Número máximo de participantes : 15

Início : 24 de Novembro de 2020

INVESTIMENTO

 valor: 3 x R$ 214,00 

Teams2

Plataforma Microsoft Teams Educacional

Nossos Cursos Online Ao Vivo serão realizados na plataforma Microsoft TEAMS Educacional totalmente gratuita, que combina videoconferências e organiza arquivos e outros recursos como numa sala de aula.
O Microsoft TEAMS Educacional é hoje usado em cerca 138mil instituições de ensino no mundo e seu uso aumentou em 894% de janeiro para junho de 2020.
Ao se matricular você receberá instruções para o download e login e senha para seu uso.Nosso suporte técnico estará disponível para você desde a instalação do Microsoft TEAMS até sua entrada em seu curso escolhido.

Beto Rodrigues

Produtor Cinematográfico

Graduado em Produção Audiovisual pela Universidade Complutense de Madri. É sócio-diretor da Panda Filmes, produtora e distribuidora audiovisual brasileira. Atua como roteirista, produtor e diretor. Atuou na realização de 21 longas-metragens e sete séries para TV.

Trabalhos mais recentes como produtor estão os longas: Saúde Mental Não Incluída, coproduzido com Argentina e México, em pós-produção; Terra Zero, sci-fi derivado da série “Oxigênio”, em fase de pós-produção; Olha Pra Elas, documentário em pós-produção; Casa Vazia, drama social em pós-produção; Human Persons, thriller em coprodução com Espanha, Panamá e Colômbia, em pré-lançamento no Brasil; Mi Mundial, drama familiar em coprodução com Uruguai e Argentina,; Comboio de Sal e Açúcar, filme de guerra, em coprodução com Portugal, França; África do Sul e Moçambique; Em 97 Era Assim comédia romântica adolescente; Central documentário,

Foi professor de realização audiovisual, produção cinematográfica e economia de produção durante 16 anos na UPF e Unisinos.

Atualmente é presidente da Fundação Cinema RS (Fundacine) e membro do Conselho Superior de Cinema.

Encontra-se preparando 3 séries de TV e 4 novos longas-metragens, envolvendo a coprodução com Argentina, Uruguai, Espanha, Portugal, Chile, Peru e Itália.