Curso voltado à produção de filmes da ABC Cursos de Cinema

Estruturando uma Produção Audiovisual

por Marcus Ligocki Jr.

curso online ao vivo

Produção de Filmes necessita estruturação profissional para sua economia de meios e efetividade artística. 

Compreender o todo é fundamental para que cada um dos departamentos de uma produção audiovisual promova a melhor experiência.  

Este curso focado na produção de filmes da ABC Cursos de Cinema tem o objetivo de ajudar o realizador audiovisual a estruturar projetos com o máximo de efetividade a partir de uma análise detalhada de cada uma das etapas de uma produção e de seus interlocutores, apresentando uma radiografia do processo, da criação do roteiro à distribuição.

Aulas Online serão gravadas e postas à disposição por 48 horas para quem perdê-las.

 

                    Conteúdo das Aulas

 h
    
1Apresentação do curso, seus objetivos, dinâmica das aulas e materiais necessários 2
    
2Ideia  – Refletiremos sobre o perfil dos participantes e seus projetos de carreira no audiovisual. Analisaremos o perfil dos conteúdos exibidos em algumas das principais janelas de exibição e discutiremos sobre os processos de geração de ideias para produtos audiovisuais 2
    
3Desenvolvimento – Abordaremos a construção do roteiro, desde seu conceito, passando pelo perfil e pelos interesses específicos de seus leitores, formatação, processos de pesquisa, estrutura e processos de escrita 2
    
4Empacotamento – Discutiremos sobre a escolha das locações, dos talentos e das parcerias técnicas e artísticas para a realização de um projeto audiovisual, analisaremos diferentes estratégias para diferentes objetivos com a obra a ser realizada 2
    
5Captação de Recursos – Apresentaremos algumas das principais fontes de recursos para produções audiovisuais, seus impactos para a realização da obra e para a empresa produtora no curto, médio e longo prazo, a adequação das fontes de captação ao perfil do realizador e aos objetivos da obra, as características de um bom projeto de captação, além de algumas estratégias para melhorar os resultados na captação de recursos
 2
 

 

  
6Pré-Produção  – Serão apresentados os pilares a serem erguidos na etapa de pré-produção de uma obra, apresentados os problemas mais comuns e discutidas possíveis estratégias para superá-los 
 2
    
7Produção – Uma produção audiovisual resume-se a centenas, às vezes milhares de eventos acontecendo simultaneamente para resultar num filme. Nesta aula falaremos sobre todos os departamentos e suas dinâmicas de interação, sempre comentando sobre possíveis problemas e suas possíveis soluções 2
    
8Pós-Produção – O planejamento adequado de uma pós-produção ajudará o realizador a chegar ao melhor resultado. Trataremos de apresentar os pontos críticos sobre os quais o realizador precisará se dedicar para que a obra cumpra plenamente com sua missão 2
 

 

  
9Distribuição – Apresentaremos algumas das principais distribuidoras do mercado brasileiro e analisaremos o perfil das obras com as quais costumam trabalhar. Após uma explicação dos acordos de distribuição mais comuns e suas principais cláusulas contratuais, abordaremos estratégias capazes de aumentar a probabilidade da conquista de uma boa distribuição da obra 2
    
10Lançamento – Esta aula será dedicada ao estudo de diferentes cases de lançamento e à análise dos pontos críticos a serem enfrentados para que o realizador consiga disponibilizar a obra para seu público. Revisaremos também todos os aspectos da ideia à Pós-produção capazes de aumentar a probabilidade de um lançamento vencedor 2
    
11Exibição – Apresentaremos alguns dos principais canais de exibição, os princípios essenciais de seus negócios e qual a lógica que garante o melhor retorno financeiro na hora de exibir o produto audiovisual 2
    
12Gestão dos produtos realizados  – Nesse momento, já estaremos com uma ampla visão do funcionamento do mercado e das estratégias que podem garantir uma carreira bem-sucedida à obra e aos seus realizadores. O filme pronto é um patrimônio que não deve ficar parado. Refletiremos sobre algumas iniciativas capazes de manter as obras circulando e gerando receita 2
    
  horas do curso24

FORMATO

24h – 12 sessões de 2 horas

HORÁRIO

 Segundas e Sextas – 18:00 às 20:00

INÍCIO

Segunda, 17 de Fevereiro de 2025

INVESTIMENTO

De R$1.800,00 por:

OPÇÕES DE PAGAMENTO

1 – Pix Direto À vista: 
desconto de 30%
por tempo limitado
R$1.260,00
2 – À Vista ou Parcelado no Cartão de Crédito:
desconto de 25%
por tempo limitado
R$1.350,00
3 – Desconto de 10%
por tempo limitado
no Boleto Parcelado
via
PRINCIPIAPAY
Financiamento Estudantil

CERTIFICAÇÃO

Certificado Fazendo Filmes da ABC Cursos de Cinema
certificação a partir de 75% de presença
Foto de Marcus Ligocki Jr.​, professor do curso de produção de filmes

Marcus Ligocki Jr.

Diretor, Produtor, Roteirista

Diretor, produtor e roteirista, tendo trabalhado na produção de sete longas-metragens, premiados nacional e internacionalmente. São eles: “As Vidas de Maria” (2005) e “Félix Varela” (2007) de Renato Barbieri; “Rock Brasília – Era de Ouro” (2011) de Vladimir Carvalho; “O Último Cine Drive-In” (2015) de Iberê Carvalho; “Candango – Memórias do Festival” (2021) de Lino Meireles; “Uma Loucura de Mulher” (2016), dirigido pelo próprio Ligocki e “Pureza” (2022) de Renato Barbieri.

Formado em Comunicação Social pela Universidade de Brasília, em 1991, com especialização em Film & Television Business pela Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro, em 2003, Ligocki é sócio-fundador da produtora de filmes Ligocki Entretenimento.

Em sua atuação para o desenvolvimento do setor audiovisual brasileiro, coordenou a criação do curso de graduação em Cinema e Mídias Digitais do IESB (2007), em Brasília, foi consultor Sênior das duas edições do projeto “Brasília Cinematográfica” (2009 e 2010) do Ministério do Turismo, conselheiro da “incubadora de empresas culturais” do CDT – UnB, membro do Comitê Gestor do FSA – Fundo Setorial do Audiovisual (2015 – 2016), membro da Câmara Técnica da ANCINE e consultor de mercado da diretoria da CONNE   – Conexão Audiovisual Centro-Oeste, Norte e Nordeste (2018).  Foi diretor da APROCINE – Associação dos Produtores e Realizadores de Longas-Metragens do Distrito Federal (2010 – 2016), representante regional da BRAVI – Associação Brasileira de Produtores Independentes de TV (2015) e curador do 52º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (2019).

cartaz UMA LOUCURA DE MULHER
cartaz ROCK BRASÍLIA
cartaz PUREZA