Introdução ao Roteiro de Telenovela
por Valéria Motta
Roteiro de Novela é o trabalho de um(a) autor(a)/colaborador(a)?
O que faz uma novela ser sucesso?
Novela é radiofônica, nasceu para vender sabonete, mas ao longo do tempo tornou-se uma paixão nacional. Nesse sentido, é uma produção potente e com uma dramaturgia muito particular. Esta máquina de construir sonhos, assim, coloca o autor num processo de escrita em escala industrial, no qual seu poder de fabulação é levado ao limite.
Quando uma novela vai ao ar, tudo pode acontecer, afinal é uma escola de samba imensa que é colocada na avenida todos os dias. Escrever colado na produção, entendendo que cada decisão dramatúrgica envolve muito dinheiro, mas também é uma fábrica de ilusões.
Nesse sentido, apostar em uma história que pode conquistar o público é a alma do folhetim entrando na casa das pessoas, dialogando com elas e se retroalimentando.
Novela é uma crônica do nosso tempo!
E como é escrever essa odisseia eletrônica?
No curso Roteiro de Novela, o(a) aluno(a) vai conhecer a engenharia dessa obra aberta através da experiência de uma autora/colaboradora que durante quinze anos escreveu nove novelas – sendo uma delas com dois anos de duração. Foram meses escrevendo diariamente, um capítulo por dia, num prazo de vinte e quatro horas. Serão aulas expositivas onde este cotidiano será compartilhado com os alunos.
É melodrama na veia, é máquina de criar plot, é diversão e responsabilidade social. É telenovela.
As Aulas Online ao Vivo serão gravadas e postas à disposição por 48 horas para quem perdê-las. No entanto, apenas a presença nas aulas Online ao Vivo é aceita como frequência para a obtenção do certificado.
Conteúdo das Aulas | h | ||
1ª Semana – Telenovela brasileira, crônica do nosso tempo. | |||
1 | Novelas de ontem e de hoje – a influência das séries e games na construção narrativa. | 2 | |
O que não mudou. A responsabilidade social da telenovela. | |||
2 | As chaves do folhetim – uma história que se desdobra, o poder da fabulação. | 2 | |
O dilema moral. A engenharia de uma obra aberta que cada vez mais… é menos aberta. | |||
2ª Semana – Cada autor cabeça, uma sentença. | |||
3 | Particularidades desse tipo de trabalho. A criação de uma sinopse: história principal e paralelas. | 2 | |
4 | As portas de fuga, o mapa dos núcleos – o quem conhece quem, o perfil das personagens. | 2 | |
3ª Semana – A estrutura do capítulo | |||
5 | O primeiro capítulo – quando o autor dá o tom da sua obra. A estrutura da contaminação, como apresentar as personagens para o espectador. | 2 | |
6 | A estrutura espinha de peixe – tudo caminha para o gancho. O balanceamento de um capítulo, os alívios cômicos. | 2 | |
4ª Semana – Escaleta e 24 horas para escrever | |||
7 | Escaleta e suas características – escaleta aberta e escaleta fechada. | 2 | |
8 | Os balizadores de produção, montagem e observação de capítulo – levantar as pontas soltas, os erros de continuidade. | 2 | |
5ª Semana – Cena e diálogo | |||
9 | Tipos de cena. Cenas coral, de ação, românticas, médicas, jurídicas, históricas e merchandising. O desenho de cena. | 2 | |
10 | O que faz um bom diálogo? O poder do bordão, a reiteração da informação e o uso das rubricas. | 2 | |
6ª Semana – O inferno e o paraíso de escrever novela. | |||
11 | Reescrever a novela no ar – o maior dos infernos. Viramos uma máquina de plots. | 2 | |
12 | O prazer de se divertir vendo a novela no ar. O fechamento das tramas e a coerência da história. | 2 | |
horas do curso | 24 |
FORMATO
24h – 12 sessões de 2 horas
HORÁRIO
Terças e Quintas – 19:00 às 21:00
INÍCIO
Terça, 15 de Abril de 2025
INVESTIMENTO
R$1.440,00
OPÇÕES DE PAGAMENTO
1a. – Desconto de 30%
por tempo limitado
no Pix Direto à vista
R$1.008,00
2a. – Desconto de 25%
por tempo limitado
no Cartão de Crédito à vista ou parcelado
R$1.080,00
3a. – Desconto de 10%
por tempo limitado
no Boleto Parcelado
via PRINCIPIAPAY
Financiamento Estudantil
CERTIFICAÇÃO
certificação a partir de 75% de presença
Valéria Motta
Roteirista
Jornalista e roteirista, migrou do mercado editorial – foram 9 anos na Ed. Objetiva, como assistente editorial da área nacional – para a TV Record, em 2006. Durante 15 anos, colaborou em 10 novelas, sendo elas: BICHO DO MATO, de Cristianne Fridman e Bosco Brasil; AMOR E INTRIGAS, de Gisele Joras; CHAMAS DA VIDA, de Cristianne Fridman; BELA, A FEIA, de Gisele Joras; as duas temporadas de REBELDE, de Margareth Boury e Emílio Boechat; DONA XEPA e ESCRAVA MÃE, de Gustavo Reiz e as bíblicas APOCALIPSE, de Vivian de Oliveira e GÊNESIS, de Camilo Pellegrini, Raphaela Castro e Stephanie Ribeiro.
É coautora do livro ÚLTIMO DIA DE AULA (Objetiva), junto com Nara Franco e escreveu dois seriados: A SECRETÁRIA DO PRESIDENTE, de Emílio Boechat (Multishow) e CONFISSÕES DE ADOLESCENTE, de Euclydes Marinho e Daniel Filho (TV Bandeirantes e TV 5, França).