Motion Graphics para o Audiovisual
por Cris Lyra
Desenvolvendo Aberturas, Títulos e Movimentos no Quadro

O curso fornecerá uma introdução teórica e prática, e apresentará os requisitos básicos dos processos de produção de animações 2D para abertura e conteúdo audiovisual, abordando as necessidades específicas de peças de entretenimento e promoção on-air.
Através de uma perspectiva que integra não apenas as etapas de produção de animação, mas também a navegação dentro de projetos práticos, o programa do curso irá abordar diferentes técnicas e metodologias de criação para o desenvolvimento de sua própria narrativa.
As Aulas Online ao Vivo serão gravadas e postas à disposição por 48 horas para quem perdê-las.
módulo teórico MOTION GRAPHICS PARA O AUDIOVISUAL | h | ||
1 | Apresentação da Disciplina e da Turma | ||
2 | Vamos começar no mundo do Motion Design, apresentando e explicando os princípios da animação. Passaremos por cada um dos 12 princípios, expondo sua intenção. | ||
3 | Princípios de Animação em Ação | ||
Nesta lição, lembraremos os princípios básicos da animação, que são essenciais para alcançar um resultado de alta qualidade e analisando em vários vídeos de animações onde estão aplicados. | |||
4 | A Arte de Contar Histórias | ||
Nesta lição, vamos discutir uma das partes mais importantes da animação: a narrativa. É hora de aprender como você pode atrair seu público e contar sua história. Aqui iremos examinar as etapas fundamentais na organização de qualquer tipo de projeto de design de movimento e ajudaremos você a entender como criar seu próprio processo. | |||
5 | Uma olhada nos bastidores | ||
Nesta lição, daremos uma olhada por trás da cortina e veremos como os títulos animados são criados. Vou levá-lo, passo a passo, em cada cena, dando a você todos os recursos e mostrando alguns truques legais que podem ajudá-lo a acelerar seu processo de animação. | |||
6 | Estilos Tipográficos em Motion Graphics | ||
Animação de letras monoline, letras cursivas, com glitch e liquid motion. | |||
Nesta aula, vamos conhecer os estilos de letras e como empregá-los no gênero correto. Passaremos por aberturas com logotipos simples para realmente complexos. | |||
7 | Como a Cor pode contar uma história? | ||
A principal razão para usar cores no filme pode ser óbvia: tornar as imagens coloridas, dinâmicas e bonitas. Mas há uma razão secundária que facilita a narrativa visual. Nesta aula, vamos fazer uma análise prática de como as paletas de cores de filmes aprimoram a narrativa. | |||
8 | Nesta aula, continuaremos falando de Cor e veremos a escolha de cores feitas por grandes diretores como Wes Anderson, Stanley Kubrick, Denis Villeneuve, Guillermo del Toro, Akira Kurosawa e Ridley Scott. |
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9 | Apresentação de ideias para aberturas, orientação para roteirização e produção dos componentes de sua abertura | ||
10 | Como roteirizar a Abertura de seu Curta. | ||
11 | Vamos nos concentrar em como desenvolver layouts/ storyboards e criar recursos para o desenvolvimento de nossas ideias. | ||
12 | Como produzir sua Abertura Animada. | ||
horas do módulo | 24 | ||
módulo prático MOTION GRAPHICS PARA O AUDIOVISUAL | h | ||
1 | Exercícios Práticos voltados para os Projetos Individuais / Dúvidas / Diretrizes para o Trabalho Final. | ||
2 | Dinâmica de grupo, troca de experiência e avaliação dos projetos. Esclarecimento de dúvidas e diretrizes para o trabalho final. | ||
3 | Apresentação e considerações sobre os trabalhos finais. | ||
horas do módulo | 12 | ||
horas do curso | 36 |
FORMATO
Módulo Teórico – 24h
Módulo Prático – 12h
HORÁRIO
Módulo Teórico – Online ao Vivo
Sextas, das 18:00 às 20:00
Módulo Prático – Presencial
Sábados das 8:00 às 12:00
INÍCIO
Sexta, 22 de Setembro de 2023
INVESTIMENTO
Curso Completo – 36h
De R$2.571,00 por R$1.800,00 por tempo limitado ou em 6x R$300,00 ou em mais parcelas conforme seu cartão de crédito
Módulo Teórico – 24h
De R$1.716,00 por R$1.200,00 por tempo limitado ou em 6x R$200,00 ou em mais parcelas conforme seu cartão de crédito
descontos não cumulativos
CERTIFICADO


Cris Lyra
Motion Graphics Designer
Artista visual multidisciplinar, formada pela Faculdade da Cidade, com duas pós-graduações, uma em Cinema, cursada na Universidade da Califórnia de Los Angeles e outra em animação, feita na PUC-Rio.
É formada também pelo mestrado profissional do Programa de Pós Graduação em Mídias Criativas da ECO-UFRJ, onde pesquisou, desenvolveu e realizou uma experiência em Realidade Virtual para divulgação científica no Oculus Quest 2.
Ao longo de sua carreira Cristina já trabalhou na Cinema Electric, uma empresa de tecnologia com sede em Los Angeles, DirectTv e várias produtoras de vídeo e comerciais incluindo a Hungry Man.
Hoje ela faz parte do time de promoções on-air da Rede Globo sendo responsável por criar vinhetas sobre os principais produtos da empresa, desenvolvendo desde a criação do design, animação até a execução 2D e 3D de efeitos visuais e composição que vão ao ar diariamente.
Atuou como instrutora na Oi Kabum, escola de animação do Oi Futuro e fez estágio docente na ECO-UFRJ ministrando aulas no primeiro semestre de 2023.
Hoje agrega a sua vasta experiência, o ensino de desenvolvimento de aberturas para audiovisual na ABC Curso de Cinema.